Ícone do site Folha Regional

FLÓRIDA: Câmara aprova abertura de comissão processante contra ex-presidente da Câmara

Na segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Flórida Paulista reuniu em sessão extraordinária para analisar pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Flórida Paulista, vereador Sócrates Adalberto da Costa.

No dia 8 de abril, foi protocolado na Câmara Municipal pelo cidadão Job Rodrigues da Costa denúncia contra o ex-presidente do Legislativo, vereador Sócrates, pedindo a abertura de investigação.


O pedido de investigação através de uma Comissão de Inquérito contra o ex-presidente da Câmara teve como Da Redação De Flórida Paulista base o uso irregular do veículo oficial da Câmara Municipal, fato comprovado pelo Ministério Público.

Na primeira sessão do mês de abril, foi lido o pedido de investigação apresentado, sendo encaminhado para parecer jurídico da advogada da Câmara Municipal.

Já na sessão do dia 22 de abril, foi lido o parecer jurídico e em seguida colocado em votação a abertura da Comissão Processante, sendo que apresentaram um requerimento assinado por cinco vereadores (Nei Gazola, Zé do Ico, Zé Bombinha, Priscila e Punga) solicitando o adiamento da decisão sobre a abertura da comissão para um prazo de 30 dias para melhores estudos sobre a denúncia. Decorrido o prazo de 30 dias, o presidente da Câmara Municipal convocou sessão extraordinária que foi realizada na última segunda-feira. Antes de ser colocado em votação o pedido de abertura de Comissão Processante, o ex-presidente da Câmara Municipal vereador Sócrates usou a Tribuna e fez um longo discurso onde afirmou estar sendo vítima de perseguição e destacou que quer um julgamento justo, já que a denúncia é fato comum que ocorre em todos os poderes. Em seguida afirmou que iria votar pela abertura de Comissão Processante e pediu que todos votassem. “Eu quero um julgamento justo e vou votar para abrir porque não tenho nada a esconder”, afirmou.

Colocado o pedido de abertura de investigação aberto, foi aprovado por 8 votos, ou seja, por unanimidade, já que o presidente da Câmara Municipal somente vota em caso de empate. Em seguida foram sorteados os vereadores que irão compor a Comissão ficando da seguinte forma: Roberto Fernando “Punga” (presidente), Priscila Lima Palomares (relatora) e Sidnei Gazola (membro).

A comissão tem 90 dias para apresentar um parecer sobre a denúncia apresentada e após será colocada em votação, podendo ser arquivada ou mesmo podendo cassar o mandato do vereador.

 

Sair da versão mobile