Ícone do site Folha Regional

FLÓRIDA: Donos de imóveis com focos de dengue podem ser multados

Com o grande aumento dos casos de dengue no município, a Prefeitura Municipal pretende ser mais rigorosa com donos ou ocupantes de imóveis que tenham focos de infestação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a lei municipal nº 004, de 12/03/2003, proprietários, inquilinos ou responsáveis pelos imóveis que não cumprirem as recomendações dos agentes municipais de saúde podem receber multa de R$ 80,00.


Conforme o termo de advertência apresentado pelos agentes de saúde, por haver constatado a existência de criadouros que propiciem a proliferação do Aedes aegypti, o responsável pelo imóvel será advertido, sendo que na próxima visita, persistindo o problema, o mesmo será multado. “Vamos trabalhar na orientação e na advertência. Se não houver jeito, virá a multa”, alertou o secretário de Saúde, Wagner de Jesus Machado. Segundo relatório semanal emitido pela Vigilância Epidemiológica, Flórida Paulista registra 457 casos positivos de dengue, outros 143 negativos e 124 aguardam resultados.

Na rotina diária, agentes de saúde percorrem bairros com registro de casos suspeitos e positivos para bloquear a proliferação do Aedes aegypti por meio de busca ativa para eliminação de possíveis criadouros.

Vale ressaltar que o Aedes aegypti transmite não só o vírus de dengue, mas também os vírus de zika e chikungunya.

 

Sair da versão mobile