Connect with us

Geral

Governo do Estado anuncia mil novos leitos de UTI para coronavírus

Publicado

em

O governador João Doria (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira (12) a adição de mais mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado de São Paulo, a compra de novos equipamentos e de medicamentos, além da contratação de mais profissionais de saúde para prevenir e combater o novo coronavírus (Covid-19).

O estado de São Paulo tem 46 casos confirmados de coronavírus e concentra a maior parte dos casos do Brasil, que tem 60 casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

“Neste momento, o estado de São Paulo está pronto para adicionar ao seu contexto mais mil leitos de UTI. Estes mil leitos tem de ser creditados pelo Ministério de Saúde e o ministério tem de repassar os recursos de investimento e custeio”, afirmou Uip.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência, o infectologista David Uip, dos mil leitos abertos, serão 600 só na capital paulista. Os outros 400 serão distribuídos por todo o estado. Atualmente, esses leitos já fazem parte da rede pública, mas serão transformados em leitos de UTI. No entanto, o governo do estado ainda vai pedir recursos ao governo federal para transformar os leitos.

O secretário José Henrique Germann vai se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, nesta sexta-feira (13), para pedir dinheiro à União para custear os novos leitos.

“A solicitação é de R$250 milhões não só como medida de atenção imediata, como também de prevenção futura. E é justo e é correto que o estado que tem mais vulnerabilidade, que é o Estado de São Paulo, que este recurso seja disponibilizado e rapidamente para essa finalidade. Tenho segurança e convicção de que o ministro será sensível a isso. E a área econômica do governo, dado a situação de pandemia, será rápida e diligente no atendimento dessa solicitação”, afirmou o governador João Doria. (G1 São Paulo)

Publicidade
Publicidade