Connect with us

Geral

REUNIÃO EM SP: Desenvolvimento Regional explica preocupação com a evolução da pandemia na Região Presidente Prudente

Publicado

em

O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, encontro com Deputados e Prefeitos da Região Administrativa de Presidente Prudente. Comandado pelo Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi, o encontro contou com a presença do Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia. Na reunião as autoridades estaduais e municipais discutiram o Plano São Paulo, que visa à retomada consciente da economia em todo o Estado e a fase em que se encontra a Região de Presidente Prudente.

“O Governo do Estado entende a necessidade da retomada da atividade econômica, mas precisamos agir de forma gradual para que não tenhamos um surto da doença no interior. Temos seguido os critérios impostos pelo Plano São Paulo que visa à abertura do comércio de forma responsável”, afirma o Secretário Vinholi.

Na última semana a Região foi da fase amarela que possibilitava a abertura de Atividades imobiliárias, Concessionárias, Escritórios, Indústria não essencial, Construção Civil; Bares, restaurantes e similares, Comércio, Shopping Center e Salão de Beleza, para fase vermelha, que prevê o fechamento de todo serviço não essencial.

O Coordenador do Centro de Crises, Santiago Falcão ressaltou que este não é o único critério, e que o Centro de Contingência precisa levar em consideração os cinco propostos pelo Plano para o avanço ou retrocesso nas fases.

O Plano SP estabelece cinco critérios, sendo eles: Ocupação de UTI Covid, leitos de UTI por 100 mil habitantes, variação do número de casos, variação do número de internação e variação do número de óbitos.

“A Região de Presidente Prudente passou para fase vermelha não por causa da sua ocupação de leitos de UTI e sim porque teve um aumento significativo na variação de internação e do número de óbitos. Esses são dados fundamentais para a classificação dentro do Plano SP”, esclarece Santiago.

Na região o número de óbitos dobrou no período e as internações cresceram em 62%, indicando maior restrição e mobilização da sociedade em torno do isolamento social.

Os Prefeitos também mostraram preocupação quanto à capacidade hospitalar da Região, reforçando a importância da criação de leitos em toda região, para que em caso de crescimento de casos, o sistema de saúde não entre em colapso. Outro tem abordado fora os casos de Covid-19 na população carcerária. Presidente Prudente é a região que mais possui presídios no estado.

O Secretário Vinholi informou ainda que a capacidade hospitalar da região será fortalecida nos próximos dias com a chegada de novos respiradores para a criação de leitos de UTI, assim como outras regiões do estado. Sobre os dados apresentados pelos gestores, o Coordenador do Centro de Crise, Santiago Falcão, os recebeu e se comprometeu a apresentar ao Comitê no estudo que acontece às terças-feiras.

Vale lembrar que no Plano São Paulo, os dados são estudados por sete dias, comparados com a semana anterior em uma análise e a cada terça-feira são armazenados no banco de dado para que na quarta-feira seja anunciado avanço ou regresso de fases. A regra do Plano estabelece para o avanço, queda de 14 dias nos diversos itens medidos e para o retrocesso, aumento dos indicadores medidos em sete dias. O Governador João Doria apresenta nesta quarta-feira (17) a avaliação semanal.

O encontro contou com a presença dos Deputados Estaduais Ed Thomas, Mauro Bragato e Reinaldo Alguz; o Coordenador do Gabinete de Crise, Santiago Falcão e os Prefeitos de Maracaí, Eduardo Corrêa Sotana; Marabá Paulista, Miguel Duarte Costa; Presidente Bernardes, Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo; Taciba, Alair Antonio Batista; Dracena, Juliano Brito Bertolini; Quatá, Marcelo Pecchio; Presidente Venceslau, Jorge Duran; Anhumas, Genildo Ramineli; Martinópolis, Cristiano Macedo Engel; Sagres, Ricardo Rived Garcia; Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques; Estrela do Norte, Cícero Cirino da Silva; Irapuru, Silvio Ushijima; Marabá Paulista, Miguel Duarte Costa; Martinópolis, Cristiano Macedo Engel; Narandiba, Itamar dos Santos Silva; Paulicéia, Ermes da Silva; Presidente Prudente, Nelson Bugalho; Rancharia, Alberto César; Regente Feijó, Marco Antônio Pereira e Santo Expedito, Ivandeci José Cabral.

Publicidade
Publicidade