Como estratégia e reforço para as medidas locais de enfrentamento à pandemia, a Prefeitura Municipal de Mariápolis transformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eronis Barbosa da Silva, na entrada da cidade, em uma Central Covid.
Desta forma, o local passa a ser exclusivamente para atendimentos a moradores com quadro suspeito, sintomáticos e/ou positivos para a doença.
A medida passa a valer no final do mês de junho.
A Central Covid-19 funcionava em uma sala no centro de saúde Ary Toledo Silva, porém, havia muitas reclamações por parte dos pacientes em geral que utilizavam o sistema de saúde e acabavam se encontrando com pessoas suspeitas ou até mesmo ativas da doença. Assim, todos os atendimentos de moradores da cidade com quadro suspeito, sintomáticos e/ou positivos para Covid-19 passaram a ser feitos na UBS Eronis, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
No local, uma equipe atua exclusivamente para esses atendimentos, colhendo amostras biológicas para exames, prestando orientações e o suporte aos pacientes.
Já os atendimentos para outras necessidades em saúde dos moradores que eram atendidos nesta UBS, foram temporariamente transferidos para o Centro de Saúde “Ary Toledo Silva (em frente à praça Frei Dionísio), também das 8h às 11h e das 13h às 16h.