Uma onça-parda foi solta no Parque Estadual Rio do Peixe, nesta quinta-feira (15). O felino estava num sítio e foi capturado pela Polícia Militar Ambiental.
Uma equipe da polícia foi até um sítio, em Santo Anastácio (SP), após a solicitação do proprietário, pois a informação era de que havia uma onça-parda (Puma concolor) na propriedade. Chegando ao local, os policiais se depararam com o felino acuado.
Os policiais realizaram a captura da onça e o animal aparentava estar sadio e sem nenhum ferimento.
A equipe, no desenvolvimento da operação Proteção às Florestas, foi até o Parque Estadual Rio do Peixe, entre os municípios de Presidente Venceslau e Ouro Verde, onde fez a soltura do felino.
Segundo maior felino no Brasil
Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.
O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro.
Geralmente os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.