Ícone do site Folha Regional

Covid: Após 252 dias, SP tem menos de 5 mil internados em enfermarias

O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou, neste domingo (1), que menos de 5 mil pessoas estavam internadas por covid-19 em enfermarias, após 252 dias acima deste patamar. Segundo a pasta, essa redução é resultado da vacinação e das medidas de prevenção contra a doença.

O governo paulista ainda informou que há 10.284 pessoas hospitalizadas pela doença —sendo 5.328 em UTIs (unidades de terapia intensiva) e 4.956 pacientes em leitos clínicos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 50,5%. Na Grande São Paulo, 46,6%.

Desde o início da pandemia, o estado registrou 4.061.741 casos da doença e 139.039 mortes.

Na semana passada, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que a flexibilização é possível por conta do impacto da vacinação nos indicadores da pandemia no estado.

“Dar celeridade para a vacinação impacta no número de internações, de mortes e também de casos. Houve uma melhora expressiva, de forma a estar intimamente relacionada com o processo de vacinação bastante célere implementado em São Paulo”, afirmou, em coletiva.

 

Sair da versão mobile