Connect with us

Cidades

Salmourão volta às urnas neste domingo para a escolha do comando da Prefeitura até 2024

Publicado

em


Os eleitores de Salmourão voltam às urnas neste domingo (5) para escolher sua nova gestão municipal para o comando da Prefeitura até 2024.

Dois candidatos concorrem ao cargo de chefe do Poder Executivo na eleição suplementar.

Na coligação Salmourão Tempo de Esperança e União, formada pelo DEM e pelo PV, o candidato a prefeito é Marcos Antonio Paio (PV), que tem como vice Flavio Eduardo Rodrigues (DEM).

Na coligação Humildade e Respeito pelo Povo, formada pelo PP e pelo PSDB, a candidata a prefeita é Sonia Cristina Jacon Gabau (PSDB), que tem como vice Marcia Regina Pravato Rocha Peres (PP).

O município tem 3.706 eleitores aptos a votar, distribuídos em 12 seções organizadas em um único local de votação, na Escola Estadual Hans Wirth. A condução do processo é do cartório da 69ª Zona Eleitoral, em Lucélia (SP).

Estão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral em Salmourão até o dia 7 de julho deste ano.

Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu o cancelamento do documento apenas para permitir o voto nas eleições municipais de 2020.

Mas agora, neste pleito suplementar, o título está novamente cancelado e não será possível votar, caso o eleitor não tenha regularizado a sua situação até 7 de julho de 2021.

Entenda o caso

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) indeferiu o pedido de registro de candidatura de José Luiz Rocha Peres (PP), após ele ter se tornado definitivamente inelegível em virtude da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Nas eleições municipais de 2020, Rocha Peres havia sido o candidato mais votado para o cargo de prefeito em Salmourão, mas a pendência junto ao TCU o impediu de ser declarado o vencedor do pleito. Ele teve, na ocasião, 1.677 votos (52,75%).

Rocha Peres já havia sido eleito prefeito de Salmourão, anteriormente, em outras três oportunidades: 2000, 2008 e 2012.

Desde janeiro de 2021, quem responde interinamente pela Prefeitura de Salmourão é Sonia Cristina Jacon Gabau, que se reelegeu vereadora no pleito de 2020 e assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal.

Publicidade
Publicidade