A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz anunciou nesta quinta-feira (27) a mudança no sistema de entrega de resultados de testes de Covid-19 no município.
A partir desta quinta-feira, com o fim do estoque dos testes rápidos, cujos resultados saem em até 30 minutos, os materiais coletados para análise serão encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, que é referência em exames no estado.
Segundo a Prefeitura, a regra volta ao sistema do ano passado devido à falta de testes rápidos para serem repostos nos estoques.
“O problema é não termos testes para reposição. Então, a orientação é encaminhar ao Instituto Adolfo Lutz”, explicou o Secretário de Desenvolvimento, Renê Miguel Gomes.
Assim, após pelo menos três dias de sintomas ou agravamento do quadro de saúde, o paciente deve se dirigir ao posto de saúde do seu bairro (exceção do Centro de Saúde). Os postos recebem e atendem pacientes com sintomas gripais a partir das 12 horas.
Até esta sexta-feira (28) os serviços do posto do Jardim Primavera estão suspensos por manutenção do prédio. A equipe da unidade está atendendo temporariamente no Centro de Saúde, das 7h às 12h.
Os exames de Covid-19 continuam sendo feitos no posto de saúde do Jardim Santa Tereza, das 15h às 22h. Já os atendimentos de pacientes com Covid-19, suspeitos e a distribuição de medicamentos ocorrem na Unidade Sentinela, localizada na Rua Salgado Filho, ao lado do Centro Comunitário da Vila Califórnia, das 13h às 22h.