Connect with us

Geral

Covid: SP vai vacinar crianças nas escolas a partir de sábado, diz Doria

Publicado

em

O governo de São Paulo anunciou hoje (16) uma nova campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, nas escolas municipais, estaduais e privadas do estado —chamada de “Semana E”, ela vai ocorrer entre os dias 19 e 25 de fevereiro.

Ainda não há detalhes, entretanto, de como ocorrerá a vacinação. De acordo com o governo, cada município deve definir como será a estratégia —ou seja, como as escolas de cada rede serão usadas na campanha.

A coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunizações), Regiane de Paula, disse que os pais e os responsáveis das crianças não precisam estar presentes no ato da vacinação, mas terão que assinar um “termo de concordância”, autorizando a aplicação.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, afirmou que, apesar do esforço para atingir mais crianças, não há planos de tornar obrigatório o passaporte de vacinas nas escolas.

“Não temos nenhuma possibilidade de exigir passaporte para entrar nas escolas. Nós cobramos a carteira de vacinação e, se não estiver apresentado que a criança foi vacinada, informamos às autoridades, como o Conselho Tutelar”, disse. “Mas não vamos instituir o passaporte das vacinas às crianças, porque elas não podem decidir se serão vacinadas ou não. Seria culpar as crianças duas vezes.”

Existe ainda a preocupação com a vacinação de adolescentes —que poderão ser vacinados na campanha dentro das escolas. “Temos um público que não retornou para tomar a segunda dose, entre eles 1 milhão de adolescentes no ensino médio”, destacou Regiane. “É importante que possamos fazer a busca ativa de adolescentes nestas escolas nesse momento.”

 

Publicidade
Publicidade