Magdalena Alves da Silva Xavier, 81 anos, moradora em Piacatu (SP), morreu após ser encontrada descordada na piscina da casa dela, na manhã desta quinta-feira (17). Ela chegou a ser levada para o hospital, mas não sobreviveu.
O boletim de ocorrência comunicando o óbito foi registrado por uma filha da vítima, que morava com ela. A mulher contou que levantou e por volta das 7h, deu os remédios de costume para a mãe dela e a deixou sentada à mesa da cozinha, tomando leite.
A filha da vítima disse que foi para a frente da residência para varrer as folhas e ao retornar à cozinha, não encontrou a mãe dela. Ela a procurou no quarto e como não a encontrou, foi para os fundos do imóvel se deparou com Magdalena dentro da piscina, de bruços e boiando.
Socorro
A testemunha pediu ajuda ao filho dela, que também estava na casa e retirou avó de dentro da piscina. Segundo o que foi informado à polícia, a vítima aparentava estar sem vida, ele tentou fazer manobras de ressuscitação, mas ela permaneceu inconsciente.
O socorro foi acionado e uma ambulância da Prefeitura foi encaminhada à residência da família. A idosa foi levada à unidade de saúde do município para atendimento, mas a médica que constatou que a mulher já chegou à unidade em óbito.
Investigação
Após ser constatada a morte a Polícia Militar foi acionada e a equipe que esteve na unidade de saúde comunicou a Polícia Civil. Segundo a polícia, na ficha de atendimento de Magdalena consta que ela tinha histórico de depressão e era paciente psiquiátrica.
Exame mostrou que ela tinha uma lesão na região frontal esquerda da cabeça e no pescoço e escoriações no joelho esquerdo. Segundo familiares, a vítima havia sofrido uma queda durante a madrugada.
Ainda segundo o que foi informado à polícia, ela fazia tratamento psiquiátrico com remédios fortes, andava com dificuldade e tinha paralisia nos dedos das duas mãos, por isso tinha dificuldade em pegar objetos e abrir portas.
Perícia
O local onde ocorreu o incidente foi preservado pela Polícia Militar e periciado por equipe do Instituto de Criminalística de Penápolis. O corpo da vítima passaria por exame necroscópico antes de ser liberado aos familiares.
O velório está previsto para começar às 21h de hoje em Piacatu e o enterro marcado para as 10h de amanhã.