O ciúme é uma emoção universal que está relacionada com medos. O ciúme é um sentimento difícil de ser controlado. Ter ciúmes é normal e faz parte do cuidado e zelo por uma relação à qual damos importância.
Quando ciúme é excessivo e constante ele se torna patológico causa problemas e desentendimentos. Ele é causado por pensamentos negativos ou ideias imaginárias e delirantes.
Quando o ciúme é patológico o ciumento fica sempre em ameaças constante e controla a vida e os sentimentos do outro de forma exagerada. Sem motivo aparente ou fato real.
A pessoa ciumenta é insegura e tira totalmente a liberdade e as vezes invadem a privacidade da outra. Quem tem ciúme patológico apresenta um padrão de preocupação exagerada.
Mostra-se extremamente convencido de seus próprios pensamentos que muitas vezes não são verdadeiros. Não acredita nas sinceridades do outro se sente enganada e desenvolve um sentimento de posse da outra pessoa.
Mas um diálogo verdadeiro pode gerar mudanças positivas e esse sentimento pode perder força com o passar do tempo e diminuir o desconforto das crises de ciúmes.
Qualquer relacionamento deve ter uma boa comunicação. Porque o diálogo permite um relacionamento saudável. A conversa sincera não deixa dúvidas e os dois podem ter a liberdade de desfrutar momentos com amigos. Mas com limite. Isso faz parte da liberdade.
Se você conhece ou convive com pessoas ciumenta oriente elas para investir em terapias. Existe a terapia de casal que é uma boa opção ou terapia individual que ajudará a amenizar os conflitos.
É fundamental fazer um tratamento psicológico para que sejam identificadas as questões que levaram ao aparecimento do ciúme. O ciúme excessivo pode estar ligado a distúrbios profundos da pessoa. Por isso, nem sempre o diálogo irá resolver.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga- Gerando Transformação
Terapia Cognitivo Comportamental +5518 99725-6418
CRP 06/158174