Connect with us

Uncategorized

COMEÇA AMANHÃ! Primeira Mostra de Ferromodelismo reúne maquetes e miniaturas do transporte sobre trilhos

Publicado

em


A 1ª Mostra de Ferromodelismo de Presidente Prudente acontece nestes sábado (11) e domingo (12), das 9h às 18h. As maquetes e miniaturas ficarão expostas na Estação Quintino, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 1.050, na Vila Marcondes, bairro que é o berço do transporte sobre trilhos na maior cidade do Oeste Paulista.

A entrada no evento é gratuita e, conforme o colecionador e presidente do Clube do Ferromodelismo de Presidente Prudente, Michel Tanury Macruz, são esperadas “mil pessoas durante os dois dias.

Os visitantes podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “Páscoa sem fome”. Todos os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de caridade.

Tanury citou as expectativas e os objetivos dos integrantes do Clube de Ferromodelismo com a mostra.

“O objetivo da exposição é divulgar o esporte, atrair público para o local, que foi recém-inaugurado e leva o nome de uma estação ferroviária, a Estação Quintino. Então, a gente quer que as pessoas conheçam mais sobre o hobby, vejam mais de perto. A intenção disso tudo é divulgar, porque em Presidente Prudente ainda é muito escasso o número de adeptos do ferromodelismo. Queremos mostrar que o esporte é acessível financeiramente e que não precisa sair de casa para praticá-lo”, contou.

A exposição contará com diversos modelos e peças, “para que o público tenha condições de ver os materiais nacional e importado”.

“Nós teremos mais ou menos oito maquetes lá. Rodando serão apenas três, as outras são estáticas, são dioramas, ou seja, pequenas maquetes onde você retrata uma pequena cena de um trem percorrendo um certo percurso. É uma pequena paisagem”, acrescentou.

O presidente disse que a sede do Clube de Ferromodelismo será transferida para o prédio da antiga Estação Ferroviária de Presidente Prudente e que, por conta disso, os integrantes pretendem fazer “mais exposições ao longo do tempo”.

O ferromodelismo reproduz características que compõem o universo ferroviário em escala, ou seja, em proporções reduzidas.

Este nicho do modelismo soma possibilidades de representação de diversos itens que podem ser encontrados em ferrovias e, assim, permite a interação simultânea dos modelistas com os elementos que estão compostos nas maquetes.


Os primeiros trens em miniatura foram fabricados, por volta de 1830, por artesãos alemães. Sua origem advém da época em que o transporte ferroviário era adotado em massa.

Nos dias de hoje, principalmente no Brasil, este transporte de passageiros perdeu muita força, mas, mesmo assim, o gosto de alguns colecionadores pelo hobby só aumentou.

Publicidade
Publicidade