Connect with us

Cidades

Ainda em obras, Santuário de Santo Expedito recebe primeira missa nesta quarta-feira

Publicado

em


Há quase treze anos, o projeto de construção do Santuário de Santo Expedito saiu do papel e virou realidade. Na próxima quarta-feira (19), será celebrada a primeira missa na maior igreja do Oeste Paulista, que ainda está em obras.

Apesar de não estar 100% concluída, o local já virou atração turística na cidade que leva o nome do santo. Os fiéis têm ido visitar a obra localizada há um quilômetro do município.

“Apesar de não estar pronto ainda, já está mostrando a cara de que vai ser maravilhoso”, disse o aposentado Jair Trevisan.

Para a dona de casa Valdelice Hernandes, também já é possível notar a beleza do local.

“Muito lindo, maravilhoso. É uma obra, um presente de Deus para nós”, afirmou a cristã.

De acordo com a paróquia, já foram investidos mais de R$ 15 milhões na construção. Atualmente, a obra avança e funcionários trabalham para concluir o piso do santuário.

A parte externa já chama a atenção, com uma torre de 60 metros de altura.

A parte interior, por sua vez, é a maior preocupação atual. Para a concretagem do salão, foram utilizados 100 metros cúbicos de concreto, que equivalem a 750 sacos de cimento.

Com a conclusão desta parte da igreja, será possível celebrar a primeira missa dentro do santuário no Dia de Santo Expedito, comemorado no próximo dia 19 de abril.

Segundo o padre Umberto Souza, reitor do santuário, a estimativa é de que a obra esteja 70% concluída.

“Nós estamos concretando, vai ficar no contrapiso e nós já poderemos estar rezando a santa missa aqui, no santuário, e pedindo a generosidade para ir terminando, aos poucos, o nosso santuário”, informou o padre.

100 mil m² de construção

A igreja investiu R$ 1,4 milhões nas 133 janelas com vitrais que trazem imagens de santos da igreja católica. Entre eles, Santo Expedito, padroeiro da cidade e conhecido como santo das causas urgentes.

O altar possui acabamento em mármore e em uma das capelas, há forro de madeira. A parte elétrica também está quase concluída.

De acordo com o engenheiro civil da construção, uma obra tão completa como esta também traz desafios.

“Essa é a maior obra que eu tenho como engenheiro civil. É uma realização minha. Nós estamos fazendo agora os acabamentos finais desta obra, estamos regularizando com base para poder assentar o piso granito e, depois, fazer os acabamentos finais, que é elétrica, pintura, forro, as portas, acabamentos nos banheiros inferiores”, relatou Silvano Sanches.

Conclusão total em três anos

Ao todo, o Santuário de Santo Expedito possui 10 mil metros quadrados (m²), que começaram a ser construídos em 2010. Porém, a obra sofreu atrasos por conta da pandemia e, além disso, depende de recursos financeiros para ser finalizada, oriundos de doações de moradores do município e fiéis.

A previsão é de que tudo fique pronto em três anos.

“Nós precisamos arrecadar, né. As pessoas ajudando, em três anos é possível a gente estar aí, terminando, concluindo essa nossa obra. Minha alma engrandece ao Senhor, me alegra ver tantos benefícios, tantas mãos, aqui, juntas, ajudando. Alguns com recursos financeiros, outros com a boa vontade, outros com a oração”, ressaltou padre Umberto.

Ao longo do ano, o espaço recebe festas e celebrações da cidade, como a tradicional Festa do Milho.

Ainda conforme o padre, o santuário terá capacidade para 1,9 mil pessoas sentadas e contará com elevador. Além disso, o complexo contará com salas de orações e batizados, anfiteatro, restaurantes e uma livraria.

Programação

Na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, é celebrado o Dia de Santo Expedito, data oficial da morte. Na quarta-feira, também é comemorado os 65 anos do município que leva o nome da entidade católica.

A paróquia irá realizar diversas celebrações em alusão a Santo Expedito ao longo do mês de abril.

Confira a programação para o dia 19 de abril:

Publicidade
Publicidade