Connect with us

Cidades

JUNQUEIRÓPOLIS: Seminário da Agricultura Familiar apresenta atualizações e incentivos aos produtores

Publicado

em

O III Seminário da Agricultura Familiar da Alta Paulista, realizado no último dia 12, em Junqueirópolis, reuniu produtores, autoridades, empresários, alunos da Etec Profª  Carmelina Barbosa, de Dracena e especialistas de renome que discorreram  temas atuais da agricultura regional e apresentaram inovações para o setor desde a produção à comercialização.

Na abertura, o prefeito Osmar Pinatto pontuou a aptidão de Junqueirópolis e região na agricultura familiar e ressaltou que o foco do seminário foi mostrar a importância da diversidade das culturas e o acesso à tecnologia pelos produtores. “Para que garantam seus ganhos financeiros no fim da safra”, afirmou.

A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Diógenes Kassaoba, gerente de mercadorias do Ceasa de Campinas, com o tema “Tendências de Mercado e Comercialização de Frutas e Hortaliças”.

Em seguida, a Dra. Eliane Gomes Fabri, pesquisadora científica e diretora do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Horticultura do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta-SAA) expôs sobre o “Urucum, cultura e manejo”.

Também foram abordados temas sobre a piscicultura e as culturas predominantes na Alta Paulista, por pesquisadores e doutores pertencentes à Secretaria Estadual da Agricultura (SAA) e o Sebrae.

O seminário foi realizado durante todo o dia, com apoio das Prefeituras de Junqueirópolis, Irapuru e Pacaembu, IAC/Cati/Apta, Ceasa Campinas, Sebrae, Amnap, Camda, Jacto, Coopaj, Urucum Brasil, entre várias instituições e cooperativas públicas e privadas do setor agrícola.

Compareceram autoridades locais, o presidente da Câmara Valdir Oliveira, Chimbinha, diretores municipais, vice-prefeitos de Irapuru e Pacaembu, gerente regional do Sebrae, Cavalcante, e representantes dos órgãos estaduais da Agricultura e empresas que expuseram seus produtos.

 

Publicidade
Publicidade