Connect with us

Cidades

Adamantina completa 74 anos de fundação

Publicado

em

A cidade de Adamantina (SP) completa 74 anos de fundação no dia 13 de junho. Em mais de sete décadas, sempre teve os olhos voltados para o futuro e qualidade de vida da sua população.

Foi assim que Adamantina foi além e é orgulhosamente chamada de a Joia da Alta Paulista.

Heitor Freire de Carvalho, um dos fundadores da cidade, previu em 1945, que aquele lugar a ser desbravado seria especial quando disse que a cidade seria a joia do sertão.

O sentimento de quem mora por aqui não é diferente. Dizem que é impossível não se apaixonar pela cidade. Mesmo para aqueles que estão longe, não tem como esquecer este canto.

Forte no setor agropecuário e com um comércio que emprega milhares de adamantinenses, a cidade também é orgulho de seus moradores.

Primeiros anos

Em 24 de Dezembro de 1948, através do Decreto Lei Estadual nº 233, foi criado com sede no povoado do mesmo nome, o Distrito e o Município de Adamantina, desmembrando-se do município de Lucélia (SP).

A cidade foi formada pelos distritos de Adamantina e Mariápolis (SP). Sua instalação ocorreu solenemente em 2 de Abril de 1949.

O nome do município foi dado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Na época, o critério era utilizar a sequência alfabética para suas estações e paradas.

Outro requisito era a cidade ter o nome feminino. Outra vertente histórica, liga o nome escolhido à uma pessoa ligada a um dos membros da referida Companhia.

Lazer e cultura

A cidade de Adamantina conta com atrativos culturais e também oferece lazer aos seus moradores.

O adamantinense pode escolher entre alguns pontos para relaxar ou mesmo enriquecer seu conteúdo. Como o cinema da cidade, as belas praças ou até mesmo a biblioteca municipal.

Isso sem se falar nas festas, desde as pequenas, as quermesses e até mesmo o tradicional rodeio, que atrai uma multidão para curtir o evento.

Não faltam opções na gastronomia para um bom encontro com os amigos ou familiares. Seja nas diversas lanchonetes, restaurantes ou churrascarias da cidade.

A joia que continua brilhando

Em mais de 70 anos, Adamantina ainda tem todo o poder de carregar o nome de Joia da Alta Paulista. Isso porque continua se preocupando com as futuras gerações e o bem-estar de sua população.

Hoje, os mais de 35 mil habitantes podem desfrutar de obras e melhorias em todo o município.

A revitalização do Parque dos Pioneiros é um dos exemplos de cuidado da administração, que além da estrutura, também instalou grama para propiciar maior conforto às crianças e aos pais que frequentam o espaço. As quadras de vôlei de areia que já existiam no local bem como a quadra de grama sintética recebem manutenção constante.

Foi construída ainda uma praça de eventos esportivos no local com banheiros, arquibancadas, alambrado e a quadra.

No local estão em construção cinco quiosques com recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, mais contrapartida municipal.

O município também conseguiu a readequação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma policlínica. Agora, funcionará no local o Centro Integrado de Saúde (CIS) após aprovação do Ministério da Saúde.

Ainda em 2023, também foi entregue novas instalações e a modernização da Biblioteca Municipal “Jurema Citelli”.

Esses são só alguns dos exemplos de melhorias que a cidade recebe e merece. Existem muitos motivos para comemorar os 74 anos de Adamantina, principalmente pela força de seus habitantes.

As mãos que abriram caminho no meio da mata sete décadas atrás, continuam com as mãos que trabalham para fazer desse canto ainda mais próspero.

Publicidade
Publicidade