Pela primeira vez na história do município de Flora Rica, o lixo sólido e orgânico terá uma destinação correta, de acordo as diretivas ambientais.
O aterro sanitário foi desativado esta semana pela administração municipal e agora, o lixo urbano será enviado para um aterro de tratamento localizado na cidade de Adamantina.
A coleta do lixo urbano continua sendo realizada pelo caminhão da Prefeitura por três dias da semana (segunda, quarta e sexta), porém, ao invés de enterrar no aterro, o material será depositado na caçamba da empresa “Nova Alta Paulista Ambiental”, que uma vez na semana estará levando para descarregar em local adequado.
A contratação da empresa foi feita através de licitação e agora a Prefeitura irá construir um local próprio para facilitar o embarque do lixo.
De acordo com o prefeito Fábio Florentino Faria, o descarte correto do lixo sólido é um dever do município, já que enterrá-lo traz danos ao meio ambiente, e logo, à população. “Abrir valas e enterrar não é uma destinação correta, pois destrói o solo, o chorume vai para os lençóis freáticos, contaminando a água potável que consumimos”, explicou o prefeito.
Outro benefício ambiental desta ação é o de contribuir para o combate ao efeito estufa, proveniente da liberação de gases produzidos na decomposição do material orgânico, além disso, quando destinado ao aterro de tratamento, possibilita o aproveitamento do biogás para geração de energia.
Vale destacar que esta medida também atende a necessidade do município em relação ao próprio aterro municipal, que já se encontrava bem saturado e com uma locação alta.