Nos últimos meses, moradores de diferentes bairros de Adamantina reclamaram de falta de água em suas residências. Por esse motivo o Poder legislativo entrou com pedido de solução do problema junto à Sabesp (Companhia de Saneamento do estado de São Paulo), responsável pelo abastecimento do município.
Por meio da Indicação nº 291/24, os vereadores Hélio Santos (PP) e Noriko Saito (PSD) ponderam que a interrupção do fornecimento de água tem sido recorrente e um desafio crescente na Cidade Joia.
“A Sabesp necessita adotar um conjunto de medidas estratégicas para garantir o abastecimento contínuo e sustentável de água para a nossa população; é essencial aumentar a capacidade de captação de água, diversificando as fontes e construindo novos reservatórios. Investimentos em tecnologias e na captação de água de chuva também podem ser soluções viáveis. A Sabesp deve priorizar a modernização da rede de abas-tecimento, substituindo tubulações antigas e investindo em sistemas inteligentes de monitoramento e controle para detectar e reparar vazamentos rapidamente”, apontaram. E completaram: “Considerando a necessidade de implementar planos de contingência para períodos de seca severa é uma medida essencial. Isso inclui a preparação para a distribuição alternativa de água, como o uso de caminhões-pipa, e a aplicação de políticas de racionamento controlado, sempre com comunicação clara e transparente com a população”.
A Indicação ainda destaca a necessidade de se implementar urgentemente os procedimentos em diversos locais da cidade, devido aos muitos transtornos e enormes prejuízos para uma parcela significativa da municipalidade.
Depois de ser apoiado pelos demais vereadores, o documento legislativo foi enviado à concessionária.