De acordo com a pasta estadual, também é possível verificar os dados sobre o pagamento do imposto diretamente na página do IPVA, no portal da Sefaz-SP, mediante o número do Renavam e a placa do veículo. “A Sefaz-SP disponibiliza, ainda, consulta ao valor venal do automóvel para 2025 no Sivei [Sistema de Veículos], bastando ao proprietário informar a placa do veículo”, indica a secretaria.
Os proprietários têm até a data de vencimento da placa para quitar o imposto. “Neste mês, é possível antecipar o pagamento em cota única, com desconto de 3% – essa opção é atrativa, pois apresenta um rendimento maior que o da poupança, por exemplo. Neste mês de janeiro é a data para quem decidir pagar em cota única, com desconto de 3% ou parcelado, devendo recolher a primeira parcela. É possível pagar o imposto em até cinco vezes.
De acordo com levantamento divulgado pelo jornal O Imparcial, com informações colhidas junto a DRT-10 (Delegacia Regional Tributária) de Presidente Prudente, em Lucélia que tem uma frota estimada em 7.160, sendo veículos, caminhões e motos, a previsão é arrecadar R$ R$ 9.023.039,00.
Vale destacar que com a arrecadação total do IPVA no Município, após é feita a destinação de 20% para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o restante arrecadado com o IPVA tem sua destinação repartida com os municípios onde o veículo está licenciado na proporção de 50% para o Estado e 50% para o Município onde o veículo está licenciado.