A Eixo SP está prestes a registrar um avanço expressivo na capacidade de geração de energia limpa. A concessionária se prepara para colocar em operação, ainda no primeiro semestre, sua maior usina fotovoltaica. Instalada às margens da SP 294 – rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, na altura do km 553, na pista sentido oeste, em Parapuã, a estrutura contará com 1.200 placas solares, com capacidade de geração de 500W cada uma.
A unidade se juntará a outras 34 já em funcionamento ao longo do trecho de con-cessão da Eixo SP. Dentre essas, 17 estão instaladas nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 16 operam em praças de pedágio e uma está localizada no Centro de Controle Operacional (CCO), em Itirapina. Juntas, essas 34 unidades geram cerca de 161 megawatts por mês, energia suficiente para abastecer aproximadamente 5 mil residências, que equivale a municípios do porte de Itirapina, Charqueada, Piratininga e Flórida Paulista.
A ativação da usina de Parapuã representa um marco na estratégia da concessionária de expandir sua matriz energética sustentável. E a expansão não para por aí. A Eixo SP já planeja a instalação de mais 14 usinas solares nas bases SAU, que serão entregues em breve. Com essa iniciativa, a empresa reforça seu compromisso com a eficiência energética e a redução dos impactos ambientais em sua operação.
Benefícios
O gerente de Tecnologia da Eixo SP, Fabio Souza, destacou o impacto econômico positivo da implementação das usinas solares no trecho concedido. Segundo ele, a economia gerada nas unidades da concessionária foi de 45% em 2024, evidenciando a eficiência do investimento em energia renovável.
Além do aspecto financeiro, a adoção da energia solar também trouxe benefícios ambientais expressivos. Fabio Souza estima que a concessionária deixa de emitir cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) anualmente com a operação das usinas solares. Isso porque as usinas solares não emitem CO² ou outros gases causadores do efeito estufa durante a geração de energia. Elas convertem a luz do sol em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos, em um processo totalmente limpo.
Por Lettera Comunicação
.