Pela primeira vez a Biblioteca Municipal Paulo Sambaquy de Lucélia foi selecionada em um edital para receber a 17ª Viagem Literária, promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), do Governo do Estado de São Paulo.
Para receber a caravana literária que irá percorrer o interior paulista, trazendo palestras, oficinas e muita cultura, a biblioteca teve que fazer uma inscrição no site do edital, e esperar pelo resultado, que foi anunciado no final do mês de março.
Não existe data para a chegada da 17ª Viagem Literária na cidade de Lucélia, mas deverá ser anunciada em breve pela pasta estadual da cultura.
O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 para integrar as ações do SisEB e anualmente circula por dezenas de cidades do Estado de São Paulo, com contadores de histórias, escritores e oficineiros para a realização de intervenções, encontros e oficinas. O objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.
Nas edições anteriores, as bibliotecas receberam palestras com escritores de renome nacional e internacional. Para a edição de 2025, ainda não há nomes oficiais dos escritores que percorrerão o interior paulista, trazendo informações e dialogando com os leitores e admiradores da boa literatura.
Além da Biblioteca Paulo Sambaquy de Lucélia, outras bibliotecas públicas das cidades da região também receberão o evento, como a Jurema Gomes Moreira Citeli da cidade de Adamantina, a Dr. Bruno Giovanetti de Parapuã e a Professor Tobias Rodrigues da cidade de Tupã.
Por Marcos Vazniac
.