Na competição, que se estende até o dia 4 de maio, estarão em disputa 15 modalidades: atletismo, basquete 3×3 adaptado, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
As competições vão acontecer em várias praças esportivas como o complexo da Nova Tupã, a piscina do Instituto Federal, o ginásio Elias Kenaifes e quadras das faculdades Faccat e UniFadap e a antiga Esefap, além dos salões da Casa do Garoto, Jotal e Apeoesp. Todos os jogos têm entrada franca e a população pode acompanhar de perto as competições.
Foi montada ainda uma grande estrutura, que inclui dois refeitórios e alojamentos para todos os competidores totalmente dotados de equipamentos de acessibilidade.
Para dar suporte ao evento, um contingente de 50 voluntários se cadastrou e irá atuar durante todo o período de competição, tanto nos locais onde acontecem as provas quanto nos pontos de apoio, alojamentos e refeitórios.
Os Jogos da Melhor Idade é considerado um dos mais importantes eventos do calendário esportivo do Estado de São Paulo e vai trazer 1.200 atletas para a cidade, de Tupã, de quase 60 municípios paulistas.