Ocorreu no dia 13 de maio, na sede do Lions Clube de Lucélia, o III Simpósio sobre Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovido pela Associação de Proteção à Criança, Adolescente e Família (Aprocaf) de Lucélia.
Debatendo o tema “Quanto mais segredo, mais violência”, houve palestras com o objetivo de orientar as pessoas dos perigos existentes de abuso contra crianças e adolescentes no mundo físico e virtual – já que a sociedade de hoje também é virtual e há um perigo real nas redes sociais.
Foi destacado que romper o silêncio e denunciar aos órgãos competentes é essencial, pois quanto mais segredo, mais violência.
Segundo dados apresentados nas palestras, cerca de 85% a 90% dos agressores são pessoas conhecidas da criança e do adolescente.
O simpósio reforçou a importância da escuta, da denúncia e da ação conjunta para romper o ciclo da violência. “Falar é proteger. Silenciar é permitir” alertaram.
O III simpósio contou com a valiosa participação dos órgãos da rede de proteção: Secretaria Municipal de Assistência Social de Lucélia, Secretaria Municipal de Educação de Lucélia, Secretaria Municipal de Saúde de Lucélia, Conselho Tutelar de Lucélia, Apae de Lucélia, Programa Criança Feliz, colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina, funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Osvaldo Cruz e juíza dra. Ruth Duarte Menegatti, além do vice-prefeito Valdecir e de vereadores.
Por Redação
.