Com a chegada do período mais crítico para ocorrência de queimadas, Lucélia deu início ao Programa de Combate a Incêndios, que une forças públicas e privadas para enfrentar os riscos intensificados entre os meses de junho a outubro, conhecidos como Fase Vermelha. A ação, lançada na segunda-feira (02), visa prevenir, controlar e combater incêndios com maior eficácia durante o tempo seco e de alta vulnerabilidade ambiental.
A campanha “Juntos Contra o Fogo – prevenir é proteger” foi lançada pela empresa Zilor, que integra o programa ao lado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigadas Municipais e demais parceiros privados. O esforço conjunto busca proteger vidas, propriedades e o meio ambiente por meio de ações coordenadas e intensificadas.
Durante o período da Fase Vermelha, o Município de Lucélia irá redobrar a atenção, com fiscalização mais rigorosa e reforço em ações de monitoramento e resposta rápida a focos de incêndio. A integração entre as instituições permite maior agilidade no atendimento e mais eficiência na contenção de danos.
A campanha também tem forte apelo educativo. A população é alertada sobre como pequenas atitudes podem causar grandes tragédias. Bitucas de cigarro jogadas às margens das estradas e o uso indevido do fogo na limpeza de terrenos são algumas das causas frequentes de incêndios que, muitas vezes, resultam em perdas econômicas severas, destruição ambiental e riscos à saúde humana.
“Essa é uma luta de todos. A prevenção depende do envolvimento de cada cidadão. Um pequeno descuido pode se transformar em um grande desastre”, destacou a prefeita Tati Guilhermino que esteve no lançamento da campanha.
Com a união de esforços e o engajamento da sociedade, Lucélia dá um passo decisivo para enfrentar os desafios do tempo seco e minimizar os impactos devastadores das queimadas. A mensagem é clara: prevenir é proteger – e essa responsabilidade é coletiva. (Por: Redação)