Após oito anos como vice-prefeito, Milton Mitio assumiu em 2025 a Prefeitura de Parapuã com a missão de dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão anterior, com uma nova dinâmica.
Em entrevista ao Impacto Notícias ao lado do vice-prefeito Beto Gimenes, o prefeito fez um balanço dos seis primeiros meses de governo, falou sobre os projetos em andamento, as ações implementadas e as metas traçadas para consolidar Parapuã como referência em gestão pública, geração de emprego e qualidade de vida.
Entre os principais projetos em andamento está a licitação da infraestrutura do novo distrito industrial, localizada às margens da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), marcada para o próximo dia 24 de julho. A obra, orçada em R$ 13,4 milhões, será financiada por meio do Desenvolve SP e contemplará 130 lotes, com o objetivo de atrair empresas e fomentar a geração de emprego e renda.
“Depois de três anos em busca de licenças junto à Sabesp, Energisa, Cetesb e Eixo SP, conseguimos avançar nesse projeto. O distrito industrial é uma conquista estratégica para o futuro econômico da cidade”, destaca Mitio.
O prefeito também ressaltou a recuperação de trechos de estradas vicinais por meio do programa estadual Melhor Caminho. No setor habitacional, Parapuã se prepara para licitar, entre os meses de julho e agosto, a construção de 40 casas populares na saída para o bairro Córrego Rico. A cidade também já alcançou, praticamente, 100% de iluminação pública em LED. Outro investimento importante com recursos próprios é a instalação de iluminação no campo de futebol da Vila Santa Helena, que servirá como base para a futura iluminação do Estádio Municipal.
Nas obras urbanas, estão sendo executadas a instalação de guias, sarjetas e pavimentação nas ruas Cuiabá, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis, além da reestruturação completa da rua Rio Grande do Sul, interligando o bairro Pôr do Sol à avenida Pernambuco. Foram asfaltados ainda os acessos aos bairros Vitória e Lauro de Franco e iniciadas intervenções de mobilidade urbana em todo o município.
Na saúde, a implantação da Unidade de Atendimento Especializado Florescer é destaque. O espaço foi criado para acolher, com equipe multidisciplinar, crianças com autismo e outras condições neurodivergentes. A próxima etapa será a implantação de uma sala sensorial.
No esporte, a Prefeitura tem expandido o acesso às escolinhas de base, que oferecem modalidades como natação, vôlei, hidroginástica, basquete, futebol e atletismo.
A cultura também é valorizada, com apoio a eventos locais e ampliação da Banda Marcial, que receberá novos instrumentos e mudará a dinâmica de atendimento.
A Prefeitura também se destaca por sua atuação no apoio à geração de emprego, com ações como a cessão de transporte para empresas da região, permitindo que parapuenses possam trabalhar em cidades vizinhas com dignidade.
Entre os próximos projetos da administração estão a criação de um Centro de Fisioterapia e Hidroterapia no Centro Comunitário da Vila Santa Helena e a entrada em funcionamento da nova Creche Escola, que permitirá atender 100% das crianças do município em idade de creche.
Milton Mitio também reforça que Parapuã mantém suas contas públicas em dia, o que permite novos investimentos com responsabilidade e credibilidade.
A gestão, segundo ele, alia a experiência de servidores da gestão anterior com o dinamismo de novos diretores, o que garante eficiência sem perder a continuidade da administração. Ele também destacou o apoio do Legislativo Municipal nas demandas em prol da população.
“A população pode esperar trabalho contínuo, responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento de Parapuã. Seguimos focados em metas muito claras, guiados pelo nosso plano de governo”, finaliza.
.