Ícone do site Folha Regional

JUNQUEIRÓPOLIS: Câmara realiza reunião para esclarecimentos sobre atendimentos em saúde

Redação: Henrique Borges Ramal/Câmara

Na manhã do dia 20 de agosto (quarta-feira), foi realizada na Câmara Municipal de Junqueirópolis uma reunião com a presença da Diretora de Saúde, Letícia Gonçalves Ortolani Agustini, sua equipe técnica, o coordenador do Pronto Socorro Municipal, Dr. Andy Carlos Delgado Verdecia, e os vereadores da Casa de Leis. A convocação se deu em cumprimento ao Requerimento nº 34/2025, aprovado em regime de urgência especial, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre atendimentos prestados em unidades de saúde do município, frente à repercussão de casos recentes entre a população.

ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DE JUNQUEIRÓPOLIS
https://chat.whatsapp.com/JFHl62RpiNQ7KLcin9iKxt

Durante a reunião, foram prestados esclarecimentos sobre a abertura de sindicâncias que estão em andamento para apuração dos procedimentos adotados nos atendimentos. Foi informado que, em um dos casos, já foi tomada medida administrativa com o afastamento do profissional envolvido, como forma de garantir a apuração transparente e justa dos fatos.

Outro ponto abordado foi a política de conscientização da população sobre os atendimentos ofertados pelo sistema municipal de saúde, incluindo Pronto Socorro, Santa Casa e unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A diretoria informou que ações já são desenvolvidas, mas que haverá intensificação dessas medidas, com apoio da Câmara, para garantir melhor compreensão por parte da comunidade.

ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DE JUNQUEIRÓPOLIS
https://chat.whatsapp.com/JFHl62RpiNQ7KLcin9iKxt

Em relação à experiência dos profissionais médicos e à avaliação de casos clínicos, foi destacado que o município continua tentando atrair médicos mais experientes. Ainda assim, a equipe enfatizou a existência de protocolos clínicos a serem seguidos e a importância de reforçar esses fluxos para garantir segurança e qualidade nos atendimentos. Medidas internas de aprimoramento já estão em andamento para fortalecer os procedimentos adotados.

Foi ressaltado também o elevado número de atendimentos realizados diariamente no Pronto Socorro e os muitos casos em que a atuação da equipe resultou em desfechos positivos para os pacientes, o que reforça a dedicação dos profissionais da saúde municipal. Houve ponderações quanto à importância de evitar qualquer distinção no atendimento em função de influência social, e a necessidade de garantir tratamento igualitário para todos os munícipes.

ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DE JUNQUEIRÓPOLIS
https://chat.whatsapp.com/JFHl62RpiNQ7KLcin9iKxt

Os participantes destacaram, ainda, a necessidade de avaliar a transparência nas contratações realizadas e reforçar a articulação entre os setores envolvidos. A relação entre o Pronto Socorro e a Santa Casa foi tratada com atenção, especialmente quanto ao fluxo de internações.

Como proposta de aprimoramento, foram defendidas medidas para que o atendimento emergencial no Pronto Socorro se aproxime de um serviço semelhante à estrutura de uma UTI, bem como a criação de mecanismos que assegurem respaldo adequado aos profissionais e garantam atendimento humanizado aos pacientes.

ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DE JUNQUEIRÓPOLIS
https://chat.whatsapp.com/JFHl62RpiNQ7KLcin9iKxt

 

 

Sair da versão mobile