Acompanhados pela coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, e pelos docentes publicitários, Prof.ª Me. Ana Laís Gazola Ferracini e Prof. Me. Tiago de David, os alunos puderam vivenciar um dia inteiro de palestras, painéis e atividades que conectaram tendências do mercado a experiências práticas de aprendizagem. “É essencial que nossos estudantes participem de encontros como este, pois eles ampliam a visão sobre o mercado e criam oportunidades reais de inserção profissional”, destacou a coordenadora, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges.
O professor Tiago de David afirma que o Fest’Up é o maior festival universitário de Publicidade e Propaganda do Brasil, sendo há muitos anos realizado na capital paulista. “Ao inovar e criar um modelo itinerante, possibilita aos alunos do interior acessarem palestras e fazerem conexões que aumentam o conhecimento do mercado e os incentivam a buscarem interação com os veículos de comunicação regionais e acessarem agências e profissionais que estão por perto. Tal ato, fortalece o elo e une academia e mercado em um ecossistema mais organizado e harmônico”, afirmou.
Aprendizados e conexões
A programação trouxe nomes de destaque do mercado, como Melissa Vogel, que falou sobre dados e algoritmos como ferramentas criativas, Laura Hecht, com reflexões sobre mídia out-of-home, e Rapha Borges, que apresentou formas estratégicas de integrar a inteligência artificial ao processo criativo humano.
Durante essa última palestra, a aluna da FAI Ana Clara França Silva foi contemplada em sorteio e ganhou um curso sobre inteligência artificial.
“Participar do Fest’UP já foi enriquecedor, mas ser sorteada para o curso de IA foi incrível. Tenho certeza de que esse conhecimento vai contribuir muito para a minha trajetória acadêmica e profissional”, relatou Ana Clara.
Voz dos estudantes
Para os alunos, a participação foi um momento de inspiração e crescimento. A estudante do 2º termo, Luana Santos Mantovani, ressaltou: “A participação em eventos como o Fest’UP é fundamental para futuros publicitários, pois proporciona contato direto com profissionais renomados e tendências atuais do mercado. Além disso, as palestras e atividades oferecem aprendizados práticos que complementam a formação acadêmica. O evento também favorece o networking, permitindo conexões valiosas para a carreira”.
Relevância para a formação
Ao longo do evento, os estudantes puderam acompanhar debates sobre diversidade, cultura e inovação em comunicação, além de assistir à gravação do podcast PODFALAR, produzido pelo curso de Publicidade e Propaganda da instituição anfitriã.
“A experiência reafirma a relevância de iniciativas extracurriculares para a formação integral do aluno, fortalecendo a relação entre o ensino acadêmico e as exigências do mercado profissional”, finaliza Ieda.
Destaque para a Programação – Fest’UP Araçatuba 2025
Abertura
- Silvio Soledade – Vice-presidente de Expansão e Mercados Regionais da APP Brasil
- Prof.ª Dra. Lilian Pacchioni – Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO
- Acadêmicos organizadores: Natanael Alcântara, João Felipy e Carla Polli
Palestras e Painéis
- Melissa Vogel – Conselheira da APP Brasil e ex-CEO da Kantar IBOPE Media
Tema: Dados e algoritmos como ferramentas criativas - Deh Bastos – Diretora de Comunicação, Inovação e Tecnologia da APP Brasil
Tema: Inteligência artificial e imaginário cultural
Painel sobre inovação em mídias digitais
Participantes: TV Record Interior Paulista e Agência Destrava (Araçatuba)
Mediação: Prof. Maikon Malaquias, coordenador de Comunicação e Marketing do UniSALESIANO
- Thamara Pinheiro – Publicitária e pesquisadora em diversidade cultural
Tema: Cultura brasileira e publicidade sob a perspectiva periférica e racial - Laura Hecht – Consultora e especialista em mídia out-of-home, com experiência em marcas como Seda, Dove e AXE
Tema: Tendências e práticas de comunicação urbana - Rapha Borges – Diretor executivo de criação da agência Africa Creative
Tema: Criatividade para humanos – a integração estratégica da inteligência artificial ao processo criativo
Painel sobre diversidade e empreendedorismo
Participantes:
○ Lina Moreira – Doutora em Cultura do Empreendedorismo e professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
○ Cris Pereira Heal – Vice-presidente da APP Brasil e VP da agência Fbiz
○ Vanessa Manarelli – Secretária Municipal de Cultura de Araçatuba
Mediação: Giovana Araújo, estudante do 8º termo de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO
Por Ieda Borges / Revisão de Priscila Caldeira
.