Um júri popular realizado nesta quinta-feira (28), no Fórum da Comarca de Flórida Paulista, resultou na primeira condenação em plenário da cidade. O julgamento teve início pela manhã e foi encerrado por volta das 15h, sem qualquer incidente.
Houve o apoio da Polícia Militar e dos profissionais da SAP e Polícia Penal durante todo o processo do júri.
O conselho de sentença, formado por seis mulheres e um homem da comunidade local, decidiu por maioria condenar o acusado, cuja pena imposta foi de 14 anos de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio duplamente qualificado.
O CRIME

O réu era acusado de matar Samuel Barbosa Xavier, de 41 anos, em setembro do ano passado, em uma residência no Jardim Bela Vista. Conforme os autos do processo, a vítima foi atacada após “mexer em uma vasilha de comida”.
Samuel foi atingido por três golpes de faca — no peito, no braço e abaixo da axila — e morreu no local, sem chances de ser socorrido.
O JULGAMENTO

Durante a sessão, conduzida pela juíza de direito, com o apoio dos servidores do Judiciário, foram ouvidas testemunhas, além da acusação feita pelo Ministério Público e da defesa. Após os debates, os jurados se reuniram na sala secreta e definiram a condenação.
O réu, que já estava preso preventivamente em Caiuá desde o crime, confessou o homicídio. Ele foi condenado a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado, sem possibilidade de recorrer em liberdade.
PRÓXIMOS PASSOS

A defesa deve recorrer da decisão ou pedir anulação do júri. Após o julgamento, o condenado retornou à Penitenciária de Flórida Paulista, onde aguardou o tribunal do júri, e em seguida será transferido novamente para Caiuá, até ser designada a unidade prisional definitiva para cumprimento da pena.
Por: Redação – Fotos: Diego Fernandes / Folha Regional