Um projeto desenvolvido pelo Arquiteto e Urbanista Jose Luis Tomaz de Souza, está levando aulas de arquitetura para as escolas públicas de Lucélia. Trata-se do projeto “Arquitetura e Ciências da Construção civil na Escola”, que teve seu início em 2012 na EE José Firpo.
Atualmente está senda desenvolvido o projeto na Escola Carlos Bueno, na Vila Rancharia, com seis turmas, são dois terceiros, dois quartos e dois quintos anos, uma aula por semana pra cada turma, na disciplina de Artes.
Na escola Soledade Domingues Iglesias, são quatro turmas do sexto ano, uma aula por semana, nas disciplinas de Artes e Matemática.
Segundo explicou José Luis Tomaz de Souza o objetivo do projeto, é usar a Arquitetura e a Construção Civil como instrumentos de inclusão e transformação social.
Um projeto piloto começou ser desenvolvido, no ano de 2024 nas unidades escolares EMEF Professor Carlos Bueno e EMEF Maria do Carmo de Menezes Mendonça, alcançando resultados altamente positivos junto aos alunos do Ensino Fundamental I. Este mês teve inicio também na escola Soledade Domingues Iglesias.
Diante da sua aceitação, aplicabilidade e impacto pedagógico, o projeto passou a integrar de forma oficial, no ano letivo de 2025, a grade curricular da EMEF Professor Carlos Bueno, sendo oferecido como componente da disciplina de Arte para os 3°, 4°, e 5° anos, duas turmas cada.
Recentemente, através da indicação n.º 069/2025, de autoria da vereadora Catia Maion/PL. foi feita uma indicação ao executivo para que o projeto passe a fazer parte da grade curricular das escolas do município.
A vereadora Catia apresentou, também, uma Moção de Aplausos e Congratulações ao arquiteto pelos relevantes serviços prestados à comunidade luceliense. A Moção foi aprovada por todos os vereadores lucelienses e realizada a entrega ao homenageado.
“Nosso projeto é uma continuidade do que já foi narrado para a participação no Concurso CAU EDUCA do CAU/BR e Premiado com Menção Honrosa, com o título de: “Arquitetura e Ciências da Construção civil na Escola”, inscrição 64 e faz parte do PROGRAMA CAU EDUCA, que trata de um processo contínuo, que se inicia nos primeiros anos do ensino fundamental e continua nos seguintes, o que nos permitirá tratar de todos os temas relacionados à Arquitetura e Urbanismo, que possam contribuir com a inclusão e transformação social” explicou o Arquiteto, natural de Lucélia.
Por Marcos Vazniac
.