Folha Regional

PACAEMBU: Lar dos Idosos completa 70 anos de acolhimento e dedicação

Na terça-feira (16), o Lar dos Idosos de Pacaembu celebrou seus 70 anos de existência no município. Um espaço tranquilo, cheio de memórias e histórias de vida, que desde sua fundação tem como missão o cuidado e o acolhimento da pessoa idosa.

O atual presidente, João Carlos Samogim, que está à frente da entidade em diferentes mandatos desde 2001, falou sobre a importância da instituição:

“A Associação São Vicente de Paulo, Lar dos Idosos, completou 70 anos de acolhimento e dedicação. É um trabalho gratificante e de muita responsabilidade. Cuidamos de vidas frágeis, muitas vezes sofridas e solitárias. Fazemos nosso melhor juntamente com as funcionárias que se dedicam com afinco nos cuidados com eles. Atualmente temos 27 idosos, sendo 10 mulheres e 17 homens. Recentemente concluímos uma bela reforma, fruto de emenda parlamentar, e o lar ficou maravilhoso. Gostaria de convidar a população para nos visitar. Com a graça de Deus e o apoio de amigos, a caminhada se torna mais leve. Agradeço a todos que têm um olhar caridoso voltado aos idosos, pois eles merecem todo o nosso respeito e cuidado”.

A história do Lar dos Idosos começou em 1954, por iniciativa do padre Wilhem Muth, que, sensibilizado com a necessidade de amparar os idosos do município, reuniu um grupo de cidadãos. Estiveram presentes nomes como Jácomo Grégio, Carlos Marquesi, Osvaldo Vicente Neves, Ricardo Manchini, Mário Ronca, João da Costa Patrão, Antero Ferreira dos Santos, Gildo Samogim, João Coelho, Hatsuyoshi Shiguemiti, Tomo Hiroso, Yonekiti Kato, João Marquesi, Agerico Rondon, Renato Pedro Batiston, Bernardo Marquesi, Yoshihide Motoyama, Shuichi Kamei, Armando Ivo Martão, Miguel Pedro Miguel, Getúlio Peres, Galdino Stéfano Bassan, Pedro Bassan Júnior, Evaristo Rodrigues Leite, Sadamu Hamano, Shiguemitsu Kawata, Francisco Azoni, Propércio Cavichioli, Antonio Cavichioli, Manoel Teixeira Junior, Anésio Zeminian, Rachid Mustafa, Avamor Berlanga Mugnai, Vitório Samogim, Luiz Simão Matias, Salvador Perroqueti, Primo Artioli e Salvador da Costa Patrão.

Na ocasião, foi deliberada a constituição da Sociedade de São Vicente de Paulo, responsável pela fundação do Lar. Desde então, graças à união desta e de outras equipes ao longo das décadas, milhares de idosos foram beneficiados e continuam sendo acolhidos com dignidade e carinho.

A comemoração dos 70 anos reforça não apenas a importância da obra social, mas também a memória de todos aqueles que, ao longo da história, contribuíram para que o Lar dos Idosos de Pacaembu se mantivesse firme em sua missão de amor e cuidado.

 

Por Redação

 

 

 

 

 

 

 

.

Sair da versão mobile