O Fundo Social de São Paulo encerrou, no sábado (18), o nono ciclo do programa Caminho da Capacitação, com a formatura de 487 alunos que concluíram cursos gratuitos de qualificação profissional. A cerimônia em Lucélia foi um dos destaques desta etapa, reunindo formandos de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista e Pacaembu.
As aulas foram realizadas em carretas móveis adaptadas como salas de aula, que percorreram 12 municípios do Oeste paulista: Adamantina, Dracena, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Paulicéia, Panorama, Presidente Epitácio e Tupi Paulista.
Os cursos contemplaram áreas de alta empregabilidade, como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, beleza, confecção industrial e banho e tosa, oferecendo formação teórica e prática para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
As formaturas foram realizadas em dois polos, Panorama — com 278 alunos certificados — e Lucélia — com 209 concluintes. Desde o lançamento do programa, em maio deste ano, o Caminho da Capacitação já formou 5.593 pessoas em todo o Estado.
Durante a solenidade, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, participaram das entregas dos certificados.
“Quando as carretas chegaram, elas trouxeram mais do que cursos, trouxeram uma mensagem: ‘Você pode!’ E foi bonito ver como essa mensagem foi acolhida. Ver mães, pais, jovens e trabalhadores dando o próximo passo, mostrando que não há idade nem barreira para aprender algo novo”, destacou Cristiane Freitas.
O governador Tarcísio reforçou o compromisso do Governo do Estado com a qualificação e o empreendedorismo. “Nós estamos orgulhosos. Sabemos que essa vitória é uma de muitas que virão. Oferecemos o treinamento e microcrédito para que as pessoas possam prosperar e serem felizes”, afirmou.
A prefeita Tati Guilhermino, classificou como especial a presença do governador Tarcísio de Freitas e da primeira Dama do Estado Cristiane de Freitas em Lucélia, sendo um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Município no setor de Assistência Social.
Por Fundo Social do Estado