
Segundo o docente responsável pela disciplina, Prof. Me. José Antônio Marciano, a visita permitiu aos alunos observarem de perto as rotinas e técnicas utilizadas em um ambiente profissional.
“Assim como nas disciplinas de clínica de pequenos e grandes animais, é essencial que os estudantes vejam na prática como funciona uma clínica voltada para animais silvestres. Eles aprendem sobre contenção, manejo, alimentação e todo o funcionamento de um zoológico, o que amplia muito o conhecimento adquirido em sala de aula”, destacou o professor.
Durante a visita, os alunos acompanharam o trabalho das equipes do zoológico, que naquele dia estavam realizando a introdução de novos animais. A experiência foi enriquecida pela possibilidade de observar os cuidados diários e os procedimentos realizados para garantir o bem-estar das espécies.
A viagem também teve destaque na imprensa: os alunos José Guilherme e Antônio, ambos do 8º termo, foram entrevistados pela equipe da TV SBT.
Além das atividades externas, a disciplina proporciona aos estudantes a participação em atendimentos e cirurgias de animais silvestres na própria clínica da FAI.
“Nós realizamos atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais trazidos pela Polícia Florestal e por municípios da região. Recentemente, por exemplo, tratamos um urubu e um jabuti encontrados feridos. Nessas ocasiões, os alunos auxiliam nos procedimentos e aplicam na prática o que aprendem em aula”, ressaltou o docente.
Por Jéssica Nakadaira
.