Folha Regional

4º Ciclo de Defesas de TCC da FAI conta com inovações tecnológicas e mais de 150 trabalhos

Está acontecendo nesta semana a quarta edição do Ciclo de Defesas de TCC do Centro Universitário de Adamantina. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o evento tem como objetivo central dar maior visibilidade à produção científica dos alunos formandos, reunindo as apresentações de todas as graduações da FAI.

Neste ano, o ciclo atinge números expressivos: são 170 trabalhos ao todo, envolvendo 369 autores de 17 cursos diferentes. As defesas acontecem majoritariamente no Campus II da FAI. As exceções são alunos do curso de Medicina, que estão realizando internato na Santa Casa de São Carlos e apresentarão as defesas no próprio local.

A edição de 2025 das defesas se destaca pela integração tecnológica no processo de pesquisa. Os cursos puderam optar por defesas em modalidade oral ou pôster, sendo que as apresentações em pôster estão usando modernos totens digitais.

Além disso, todo o fluxo de trabalhos está sendo gerenciado por um sistema próprio, desenvolvido pela equipe de TI da instituição. Os alunos submeteram seus TCCs pela Central do Aluno, e os membros das bancas atribuem as notas diretamente pela Central Docente. Segundo a PROPPG, a iniciativa visa ofertar mais tecnologia e organização à estrutura de pesquisa da FAI.

Como incentivo, os trabalhos que receberem média da banca superior a 9,5 serão publicados no Repositório Institucional de TCC (https://fai.com.br/repositorio/), uma plataforma que visa armazenar e difundir as pesquisas produzidas pelos alunos.

Para celebrar a conclusão da graduação, a PROPPG está presenteando todos os alunos com pastas ou bonés personalizados. A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Márcia Zilioli Bellini, destaca que a ação busca valorizar o empenho dos estudantes e fortalecer a relação com os futuros egressos.

“A entrega das pastas e bonés personalizados é uma forma carinhosa de reconhecer todo o esforço dos nossos estudantes nessa etapa final do TCC. Sabemos o quanto essa fase exige dedicação, organização e superação. Queremos que cada formando leve consigo não apenas uma lembrança desse momento, mas também o sentimento de pertencimento à FAI. Nosso objetivo é fortalecer esse vínculo com nossos egressos e celebrar a trajetória acadêmica que cada um construiu aqui”, afirma a pró-reitora.

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP – Foto: Jéssica Nakadaira

.

Sair da versão mobile