Um rapaz, de 23 anos, suspeito de envolvimento em um roubo de uma motocicleta, foi morto a tiros por policiais militares em uma estrada de terra, na zona rural, em Pirapozinho (SP), na madrugada desta quinta-feira (25). Ele ainda chegou a ser socorrido e levado a uma unidade de saúde municipal para receber atendimento médico, mas já deu entrada no local sem vida. A Polícia Civil identificou as causas excludentes de ilicitude de legítima defesa e estrito cumprimento de dever legal na atuação dos três policiais militares que dispararam os tiros e, dessa forma, eles acompanharão em liberdade os desdobramentos das investigações sobre o caso.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE PRESIDENTE PRUDENTE, SEUS DISTRITOS E REGIÃO:
https://chat.whatsapp.com/GwTTfxEX1rJ5MHqP4mwTpV
O assalto
O roubo da motocicleta aconteceu na noite da quarta-feira (24), nas proximidades de um posto de combustíveis às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), e vitimou um rapaz, de 20 anos.
O motociclista contou aos policiais militares que, após sair do posto de combustíveis e enquanto trafegava pela alça de acesso à rodovia, foi surpreendido por um assaltante que saiu de uma área de mata e se posicionou à frente de sua motocicleta, apontando-lhe uma arma de fogo que aparentava ser um revólver de calibre 38.
Ao anunciar o assalto, o bandido disse à vítima: “Perdeu, perdeu, desce da moto”.
O ladrão exigiu da vítima apenas a motocicleta e o capacete e não pegou outros objetos pessoais.
Após o roubo, o criminoso fugiu em direção ao município de Presidente Prudente (SP).
A vítima, então, acionou a Polícia Militar, pelo telefone de emergência 190, e repassou à corporação todas as características do suspeito.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE PRESIDENTE PRUDENTE, SEUS DISTRITOS E REGIÃO:
https://chat.whatsapp.com/GwTTfxEX1rJ5MHqP4mwTpV
A morte
Durante as buscas, os policiais militares que estavam em uma viatura da Companhia de Força Tática, em uma estrada de terra na zona rural, observaram pelo retrovisor o farol de uma motocicleta que se aproximava em velocidade constante. Diante disso, a equipe parou a viatura, desembarcou e realizou sinalização de parada com lanterna para fins de abordagem do condutor da moto.
No entanto, segundo o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia da Polícia Civil, o condutor da motocicleta efetuou disparo de arma de fogo contra a equipe policial, não reduziu a velocidade e ainda tentou romper o bloqueio, passando entre os militares posicionados no local.
Diante da agressão, ainda segundo a versão oficial, os três policiais revidaram de forma proporcional e dentro dos protocolos de uso seletivo e progressivo da força, efetuando ao todo oito disparos de tiros.
Os tiros atingiram o motociclista no peito e na barriga, em pontos fronto-laterais, compatíveis com a dinâmica do confronto, uma vez que o suspeito se encontrava em movimento e continuava efetuando disparos contra a guarnição no momento da resposta policial, segundo o BO.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE PRESIDENTE PRUDENTE, SEUS DISTRITOS E REGIÃO:
https://chat.whatsapp.com/GwTTfxEX1rJ5MHqP4mwTpV
Com o motociclista, os policiais apreenderam um revólver de calibre 38, com numeração suprimida, contendo cinco munições, sendo duas deflagradas e três intactas.
Foram prestados os primeiros socorros e acionado o serviço de emergência médica municipal, através do qual um enfermeiro e uma médica deram continuidade ao atendimento pré-hospitalar. O rapaz foi levado ao Pronto-Socorro Municipal, onde deu entrada já sem sinais vitais, o que foi constatado pela equipe médica de plantão.
As armas de fogo dos policiais militares, consistentes em três pistolas de calibre 40 com 37 cartuchos íntegros ao todo, e o revólver com munições usado pelo motociclista foram apreendidos e lacrados para posterior realização de exame pericial.
Também foram apreendidos uma touca e um telefone celular que estavam com o suspeito. (Por: CBN Prudente)
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE PRESIDENTE PRUDENTE, SEUS DISTRITOS E REGIÃO:
https://chat.whatsapp.com/GwTTfxEX1rJ5MHqP4mwTpV

