
O projeto nasceu no ano de 2025 com foco de desenvolver as crianças de todas as idades do Distrito no futebol, além de vários meninos e meninas da própria cidade de Flórida Paulista que queira ajudar e apoiar o projeto. Comandadas pelos irmão Douglas Santos, conhecido como Zóio, e Diogo Santos é um projeto que apesar de novo, já vem colhendo muitos frutos na comunidade.
A mais recente foi a terceira colocação na Copa Sul Americana da Paz. A participação no torneio realizado na cidade de Lavínia foi pela categoria nascidos em 2008/2009 e contou com 8 equipes no total. Os Crias do Indaiá esteve presente no grupo A ao lado de equipes como Monte Libano FC do Mato Grosso, Novo FC do Mato Grosso do Sul e os donos da casa DME Lavínia de São Paulo, após as 3 partidas a equipe saiu com 3 vitórias e a classificação para a semifinal.
CAMPANHA NA FASE DE GRUPOS
Projeto “Os Crias do Indaiá” 1×0 Monte Libano FC
Projeto “Os Crias do Indaiá” 1×0 Novo FC
Projeto “Os Crias do Indaiá” 2×1 DME Lavínia
Na semifinal a equipe enfrentou o segundo colocado do Grupo B, o DME Mirandópolis de São Paulo, na qual acabou ficando no empate em 1 a 1 e nos pênaltis acabaram sendo derrotados por 6 a 5. Apesar disso a equipe ainda pôde jogar a disputa pelo terceiro lugar, onde eles enfrentaram novamente a equipe do DME Lavínia, o resultado no tempo normal foi novamente um empate em 1 a 1, mas nas penalidades máximas a vitória veio após um 8 a 7 e assim trazendo o bronze para casa.
A campanha no torneio mostra a importância do projeto “Os Crias do Indaiá” na vida dos garotos do Distrito, pois com oportunidades desse tipo que faz as crianças continuarem se divertindo e sonhando em se tornarem jogadores de futebol, além de serem um exemplo não só para a comunidade como também para toda a cidade de Flórida Paulista.
Por Geovane Capoia Massarotte
+