
O evento reuniu autoridades locais, vereadores, representantes de entidades, membros do Judiciário, familiares e a população em geral, que prestigiaram um momento de valorização da história e da contribuição de um magistrado que construiu, em Pacaembu, uma trajetória pautada pela ética, humanidade e compromisso com a Justiça.
Natural de Tupi Paulista é casado com Ruth Duarte Menegatti, atual juíza de Direito titular da 2ª Vara Cível da comarca de Adamantina, com quem constituiu uma família e teve os filhos Eduardo e Murilo.
Antes de chegar a Pacaembu, dr. Rodrigo atuou em diversas comarcas do Estado de São Paulo, como Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, acumulando experiências que fortaleceram sua atuação na magistratura. Em 18 de outubro de 2008, passou a integrar a comarca de Pacaembu e, poucos meses depois, em 5 de fevereiro de 2009, foi promovido a juiz titular, função que exerce até hoje na 2ª Vara Cível.
Ao longo de sua permanência no município, também desempenhou as funções de juiz Corregedor e juiz eleitoral, sempre com reconhecido zelo, equilíbrio e sensibilidade humana. Sua atuação foi fundamental para importantes conquistas institucionais, como a viabilização do novo prédio do Fórum e a instalação da segunda vara, avanços que fortaleceram a estrutura do Judiciário local e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da comarca.
Além do trabalho técnico e jurídico, dr. Rodrigo sempre demonstrou sensibilidade às causas sociais. Participou ativamente de ações e eventos voltados às entidades filantrópicas do município, reafirmando que a Justiça também se constrói fora das salas de audiência, por meio da empatia, do diálogo e da presença junto à comunidade.
Durante a solenidade, a presidente da Câmara Municipal, Joice Fonseca, destacou a postura humana, ética e comprometida do magistrado, agradecendo pelos relevantes serviços prestados a Pacaembu.
A noite também foi marcada por homenagens do Lar dos Idosos, da Casa da Criança e da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que entregaram placas de reconhecimento como gesto de gratidão e respeito.
Ao fazer uso da palavra, visivelmente emocionado, dr. Rodrigo agradeceu à Câmara Municipal, às entidades e à população pacaembuense. Em sua fala, lembrou com carinho daqueles que caminharam ao seu lado e hoje “moram com Deus”, e expressou gratidão aos que seguem presentes em sua vida, compartilhando diariamente o trabalho, a união e o amor por Pacaembu.
Encerrando a solenidade, foi servido um coquetel aos convidados, selando uma noite histórica para o município de Pacaembu, pelo reconhecendo ao dr. Rodrigo Antônio Menegatti por sua história que vem sendo construída na Cidade Paraiso.
Por Redação
.