
O CIES é uma estrutura organizada para concentrar, em um único espaço físico, os atendimentos ambulatoriais especializados do município, promovendo a integração entre os serviços da Prefeitura de Adamantina, da Santa Casa de Misericórdia e do Centro Universitário de Adamantina (FAI).
Em seu discurso, o Prof. Dr. Alexandre Teixeira lembrou que foram meses de trabalho coletivo e discussões técnicas com o objetivo de ter um modelo de atenção especializada tanto sustentável como que atenda ao internato em medicina e às necessidades da população.
Por sua vez, Elisabete Cristina Jacomassi, secretária de saúde, afirmou entregar o CIES com gratidão e responsabilidade para que a saúde pública seja cada vez mais humana e próxima da população.
Por fim, o prefeito José Carlos Martins Tiveron disse que o espaço cumpre seu papel estratégico na saúde local e regional e que será um tempo de integração, organização e respeito com quem precisa.
ENTENDA O QUE É O CIES
No CIES, a Prefeitura de Adamantina é responsável pela organização da rede municipal, ces-são do espaço físico e regulação dos atendimentos; a Santa Casa de Misericórdia de Adamantina é responsável pela ampliação da oferta de consultas especializadas por meio de convênio de custeio e Centro Universitário de Adamantina (FAI) contribui com especialidades médicas, preceptoria e fortalecimento da formação médica no SUS.
O local ofertará consultas ambulatoriais em diversas especialidades médicas e multiprofissionais, de forma integrada e regulada.
Além das especialidades clínicas e cirúrgicas já existentes, o convênio com a Santa Casa permitirá a ampliação significativa da oferta, incluindo: Clínica Médica, Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Endocrinologia, Geriatria, Nefrologia, Vascular, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Pediatria, além da implantação do serviço de Psicologia Ambulatorial, com oferta mensal de atendimentos.
O atendimento no CIES ocorrerá exclusivamente por encaminhamento da Atenção Primária à Saúde, com agendamento regulado pelos sistemas oficiais (Regulação Municipal, SIRESP e CROSS).
Os pacientes serão direcionados conforme protocolos definidos, garantindo acesso ordenado, acompanhamento contínuo e integração entre as especialidades médicas e multiprofissionais, incluindo a psicologia ambulatorial”, acrescenta.
A estimativa é que sejam realizadas mais de duas mil e trezentas consultas mensais, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.
Serviço – O CIES funcionará no prédio conhecido como “Postão”, que está localizado na Avenida Vitório Romanini, 16 – Centro. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Jornalista Natacha Dominato
.