Um episódio de indisciplina evoluiu para motim no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência no final da tarde de sexta-feira passada, mobilizando equipes de intervenção e resultando na transferência de 118 detentos.
De acordo com informações apuradas, um interno do Raio 4 desobedeceu a ordem direta de um policial penal no interior do pavilhão e, no momento em que seria retirado da cela, recusou-se a cumprir a determinação. Diante da resistência, foi acionada a Célula de Intervenção Rápida (CIR), que se dirigiu ao local acompanhada pelo chefe de Departamento.
Mesmo após tentativa de negociação para que o custodiado deixasse a cela de forma voluntária, a ordem não foi acatada. Na sequência, houve a desorganização do espaço interno, com formação de barricada improvisada com colchões e início de tumulto no raio.
Durante a ocorrência, presos de diferentes celas passaram a arremessar objetos contra os policiais penais, caracterizando situação de motim. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi então empregado para conter a ação, restabelecendo a disciplina e retirando das celas os detentos apontados como articuladores do movimento.
Ao término da intervenção, 118 presos foram transferidos como medida administrativa para restabelecimento da ordem interna. O corpo funcional permaneceu na unidade até as 22h, acompanhando os procedimentos de transferência e assegurando a normalidade no CDP.
Fonte: Jornal Impacto Online
