Realizada na última semana (15 a 21/6), a operação contra alcoolemia não registrou infrações. A fiscalização do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 122 veículos em ação no município.
Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respectivamente.

Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, ou seja, no valor de R$ 5.869,40. Na autuação por direção sob efeito de álcool, quando há nova ocorrência durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, o motorista responderá ainda a processo administrativo que poderá culminar na cassação do seu direito de dirigir, se forem esgotados todos os meios de defesa. Nesta última situação, ele terá de reiniciar todo o processo de habilitação para voltar a dirigir – e somente após transcorrido o prazo de 24 meses depois da cassação.
Já os casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, são considerados crimes de trânsito. Os motoristas flagrados nessa situação, além de receberem a multa de R$ 2.934,70 e responderem ao processo de suspensão da CNH, são também conduzidos ao distrito policial. Se condenados, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
No Estado
As operações contra alcoolemia da última semana aconteceram em 32 cidades: Adamantina, Aguaí, Amparo, Araçatuba, Bauru, Bebedouro, Caçapava, Capela do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Franca, Guaratinguetá, Itapecerica da Serra, Itararé, Itatiba, Jacareí, Jambeiro, Pindamonhangaba, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, Roseira, Santa Fé do Sul, Santo André, São José do Rio Pardo, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Sete Barras, Taubaté e Ubatuba. No total, foram 21.431 veículos fiscalizados, gerando 140 infrações por alcoolemia, sendo 129 recusas ao teste do etilômetro, nove multas por direção sob influência de álcool e duas por crime de trânsito, constatados quando o conduto dirige embriagado.
Por: Detran SP