
As instalações dos novos equipamentos começaram no início deste ano, por uma empresa terceirizada contratada pela Energisa, sem custos para os cofres públicos de Lucélia.
“A Energisa tem um compromisso com a sustentabilidade que se materializa de múltiplas maneiras, sendo uma delas o Projeto de Eficiência Energética. Entregar essa melhoria ao posto de saúde e às escolas, que prestam serviços essenciais para a população, é motivo de satisfação para a Energisa, uma vez que trabalhamos para promover o uso eficiente e seguro da energia elétrica nas comunidades onde estamos presentes”, afirma o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva.
NOVOS SISTEMAS
Já em funcionamento, o sistema de microgeração de energia conta com 75 painéis fotovoltaicos. Além disso, foi finalizada a modernização do sistema de iluminação artificial, com a substituição de 405 lâmpadas fluorescentes por luminárias de tecnologia LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais.
Com os investimentos nesse projeto, a estimativa é que o município economize 66,49 MWh de energia elétrica por ano, o que daria para abastecer 27casas. Além de instalar os equipamentos, o projeto ofereceu ainda um trabalho de conscientização dos colaboradores das unidades, a fim de favorecer o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício.
“Essas melhorias resultam em uma importante redução de custos para a gestão municipal, que poderá administrar melhor e reorganizar seus recursos de acordo com as demandas da unidade. Além disso, as unidades ganham em qualidade e segurança, com novos equipamentos que minimizam os riscos e evitam o desperdício de energia”, complementa José Adriano.