Close Menu
  • CAPA
  • Cidades
    • ADAMANTINA
    • DRACENA
    • FLÓRIDA
    • FLORA RICA
    • IRAPURU
    • INÚBIA PAULISTA
    • JUNQUEIRÓPOLIS
    • LUCÉLIA
    • MARIÁPOLIS
    • OSVALDO CRUZ
    • PACAEMBU
    • PRACINHA
    • PARAPUÃ
    • PRESIDENTE PRUDENTE
    • SALMOURÃO
  • Polícia
  • Fotos
  • Empresas
  • TV Folha
  • Esportes
Últimas

Motorista fica ferido em acidente entre carro e carreta

26 de junho de 2026

LUCÉLIA: IRMÃOS RODRIGUES em novo e moderno prédio

26 de junho de 2026

FLÓRIDA: FUNERÁRIA FLÓRIDA investe em nova estrutura e prepara construção de memorial próprio

26 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) RSS
Folha Regional
sexta-feira, junho 26
  • CAPA
  • Cidades
    • ADAMANTINA
    • DRACENA
    • FLÓRIDA
    • FLORA RICA
    • IRAPURU
    • INÚBIA PAULISTA
    • JUNQUEIRÓPOLIS
    • LUCÉLIA
    • MARIÁPOLIS
    • OSVALDO CRUZ
    • PACAEMBU
    • PRACINHA
    • PARAPUÃ
    • PRESIDENTE PRUDENTE
    • SALMOURÃO
  • Polícia
  • Fotos
  • Empresas
  • TV Folha
  • Esportes
Folha Regional
  • Home
  • Buy Now
Home»Cidades»ADAMANTINA: Prefeitura inaugura ampliação do Pátio de Compostagem e Barracão
Cidades

ADAMANTINA: Prefeitura inaugura ampliação do Pátio de Compostagem e Barracão

folharegionalfolharegional24 de fevereiro de 2022
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Copy Link
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Copy Link

Na manhã de hoje (24), a Prefeitura de Adamantina realizou a inauguração da ampliação do Pátio e do Barracão no Centro de Compostagem.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Márcio Cardim, Presidente da Mancomunidade Trinacional Fronteriza Río Lempa, Cesar Roldan Agustín Franco; presidente da Câmara Municipal, Paulo César Cervelheira; Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, coordenador do Projeto Euroclima+ pela UniFAI, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Thiago Benetão, o coordenador do Projeto Euroclima+ e do Projeto Eficiência Energética pela Prefeitura, William  Bachega; o gerente da Mancomunidade Trinacional Fronteriza Río Lempa, Héctor Alonso Aguirre; o coordenador do Projeto Eficiência Energética pela Energisa, Thiago Peres de Oliveira; Prof. Dr. e Pesquisador da UniFAI, José Aparecido Dos Santos, demais vereadores, secretários e agricultores.

O Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira explicou como o processo para a criação do composto acontece e sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para acelerar o tempo no processo de produção.

O gerente da Mancomunidade Trinacional Fronteriza Río Lempa, Héctor Alonso Aguirre afirmou que as cidades precisam de líderes que transformem a realidade de todos os cidadãos. “No dia de ontem(23), estivemos em propriedades rurais e ficamos muito contentes em ouvir dos agricultores que a Prefeitura olhou para eles e está apoiando com assistência técnica e levando insumos agrícolas que barateiam a produção”, afirmou.

Paulo Cervelheira, presidente da Câmara, relembrou que em 2019 foi aprovado pelos vereadores o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal e destacou a ampliação do Pátio.

O Presidente da Mancomunidade Trinacional Fronteriza Río Lempa, Cesar Roldan Agustín Franco contou que a visita tem servido para que eles obtenham conhecimento para replicar na América Central. “Podemos observar que os resultados são efetivos, pois a produção aumentou assim como a melhora da qualidade”, comentou.

Em seu discurso, o prefeito Márcio Cardim relembrou que foi o Prof. Cido que deu início ao projeto.

“Quero parabenizar o William e os demais integrantes do projeto e também ao Thiago da Energisa.  O projeto foi maravilhoso e poderemos replicar. Já apresentamos o projeto para o embaixador da Alemanha em reunião ontem (23), e propusemos a sua multiplicação. Com certeza vamos avançar em outros municípios e o Hector já está fazendo uma ponte com a Espanha, na cidade de Valência. São mais portas se abrindo, sempre tendo como foco a agricultura familiar”, assegurou.  

Em seu discurso também, o prefeito Márcio Cardim relatou que já foram investidos mais de 6 milhões na agricultura familiar nos últimos anos. 

“A agricultura familiar é um dos pilares de nossa administração. Vamos seguir investindo para que cada vez mais nossos produtores possam agregar aos seus produtos maior competitividade e valor de mercado”. 

Sobre o Barracão

O Barracão de compostagem foi construído em virtude da parceria que foi firmada entre Prefeitura de Adamantina, UniFAI e Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central que integram um programa que tem como foco a produção resiliente de alimentos frente à mudança climática.

O barracão tem aproximadamente 400m² de construção e para a execução da obra foi investido o montante de $173.223,26 financiado pela União Europeia e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), por meio do Programa Euroclima+.

A estrutura foi construída com o objetivo de viabilizar implementos e oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no local.

Ampliação do Pátio de Compostagem

O antigo pátio de Compostagem media 3 mil m² e agora, passará a ter aproximadamente 8 mil m². A estrutura é usada para o desenvolvimento do Projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela Prefeitura de Adamantina em parceria com a Energisa.

O Projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela Prefeitura de Adamantina em parceria com a Energisa visa o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinados à população por meio do programa Agricultura Familiar e para os participantes dos programas sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

 

destaque
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Copy Link
Artigo anteriorOperação faz buscas em cinco endereços na região
Próximo artigo Deputado Vinicius Camarinha visita Flórida Paulista a anuncia máquina retroescavadeira
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Últimas
Manchetes

Motorista fica ferido em acidente entre carro e carreta

Por folharegional26 de junho de 20260

Um carro e uma carreta envolveram-se em uma colisão nesta sexta-feira (26), na Rodovia Assis…

LUCÉLIA: IRMÃOS RODRIGUES em novo e moderno prédio

26 de junho de 2026

FLÓRIDA: FUNERÁRIA FLÓRIDA investe em nova estrutura e prepara construção de memorial próprio

26 de junho de 2026

PACAEMBU: CASA ALVORADA passa a oferecer mudas ornamentais e frutíferas

26 de junho de 2026
Sobre
Sobre

SITE IFOLHAREGIONAL.COM.BR
O portal de notícias da Nova Alta Paulista

Contato: [email protected]

Últimas

Motorista fica ferido em acidente entre carro e carreta

26 de junho de 2026

LUCÉLIA: IRMÃOS RODRIGUES em novo e moderno prédio

26 de junho de 2026

FLÓRIDA: FUNERÁRIA FLÓRIDA investe em nova estrutura e prepara construção de memorial próprio

26 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
© 2026 Folha Regional NET

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Aperte Esc para cancelar

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site é possível graças à exibição de anúncios online aos nossos visitantes. Apoie-nos desativando o seu bloqueador de anúncios.