Connect with us

Geral

Aeronave cai no Aeroporto de Americana e passageiro é socorrido com ferimentos leves

Publicado

em

Uma aeronave de pequeno porte com dois ocupantes caiu no Aeroporto de Americana (SP), na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi socorrida com ferimentos leves. O piloto não se feriu.

Segundo a Prefeitura de Americana, que administra o aeroporto, a aeronave que caiu é de modelo “trike”, que é um “ultraleve pendular”, com capacidade para apenas duas pessoas.

aeronave pegou fogo após a queda. Ainda segundo a corporação, o passageiro, que também é piloto e estava fazendo um voo de instrução para conhecer o ultraleve, teve uma contusão na perna esquerda e queimaduras de segundo grau nas costas e no braço.

O homem foi socorrido pelo resgate ao Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, em Americana. A pista do aeroporto foi interditada. Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Polícia Civil também atenderam a ocorrência. A perícia foi até o local.

A aeronave estava se preparando para o pouso, quando caiu de bico e sofreu a queda, a dois metros do chão. O modelo, que estava com a manutenção em dia e em situação totalmente regular, ficou completamente destruído.

‘Erro de julgamento’

À EPTV, afiliada da TV Globo, o piloto do ultraleve, Luiz Fávero, contou que o passageiro também é piloto desde 1976 e queria conhecer a aeronave. Por isso, eles saíram de Atibaia (SP) e foram até Americana, uma prática comum em voos de instrução.

Fávero ainda afirmou que, por ser uma aeronave para treinamento, ela tem dois comandos: um para o piloto, e um para o outro ocupante. Segundo ele, o que aconteceu foi que, ao chegar no Aeroporto de Americana para o pouso, o passageiro teve um “erro de julgamento” ao aplicar um protocolo usado em aviões e não em ultraleves.

“No avião, o comando é invertido, quando você vem descendo, tem que puxar o mache para o avião estabilizar e pousar. No, trike é o contrário, quando você vem para pouso, você vem puxado e tem que empurrar para fazer o arredondamento. Ele raciocinou como piloto de avião e puxou com tudo, ai a aeronave entrou de bico e tombou. Eu não tive o que fazer”, explicou.

Publicidade
Publicidade