Connect with us

Cidades

Com quase 1,4 mil casos de dengue em três meses, Dracena decreta situação de emergência na saúde pública

Publicado

em

A Prefeitura de Dracena (SP) decretou situação de emergência na saúde pública. A medida foi tomada em virtude da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

O decreto n° 7.729 foi publicado na última sexta-feira (31).

Conforme informações da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, foram registrados 1.600 casos positivos de dengue, em 2022. Já entre os meses de janeiro e março de 2023, o município contabilizou 1.396 pessoas com a doença.

Além disso, a decisão considerou ainda os 48.622 atendimentos nas unidades de saúde do município em março deste ano, com uma média de 200 pacientes por dia.

Uma das medidas do decreto será o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, das 7h às 18h, nos casos de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público.

Por fim, o documento também trata sobre a abertura do Centro de Referência, que funcionará no antigo prédio do Centro Municipal de Apoio à Covid-19 (Cemac), para atendimento exclusivo às pessoas com suspeita ou positivadas para a dengue.

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde está preparando as instalações do Centro de Referência para iniciar o atendimento à população ainda nesta semana.

Publicidade
Publicidade