Com música sertaneja, artesanatos, comidas típicas e mais de 200 participantes, o festival Revelando SP tem início nesta sexta-feira (9), prosseguindo no sábado (10) e no domingo (11), no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP). A entrada é gratuita.
De acordo com a organização, o evento funcionará na sexta-feira e no sábado, das 11h às 22h. Já no domingo, a programação estará aberta das 11h às 20h30.
O festival, que tem o objetivo de valorizar a cultura tradicional paulista, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Presidente Prudente, e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
De acordo com o Poder Executivo, a feira contará com a participação de 44 artesãos de Presidente Prudente, que foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), através do Cadastro Municipal de Artesão.
Ainda conforme a Prefeitura, os visitantes poderão explorar produtos únicos, incluindo pixel art, entalhe em madeira, doces artesanais, bolsas em crochê, pintura em tela e madeira, macramê, velas, sachês e aromas, bijuterias, kits de cozinha e acessórias em tecido, além de crochê, pintura, pontilhismo, amigurumi, conservas e geleias, arte sacra, enxoval personalizado, arranjos florais, artefatos em couro, arte-tecido africano e MDF, costura criativa, tecelagem e esculturas.
O festival terá, também, mais de 200 participantes, representados por 56 municípios do Estado de São Paulo.
Ao todo, serão 64 estandes, sendo 32 de artesanato e 32 de culinária. Além de 20 manifestações culturais que se apresentarão ao longo do evento, como música e dança.
Haverá também a participação da Exposição Tropeira, com Edson Taioba, e o Espaço Cigado, voltado à valorização dessa cultura.
Ainda conforme a organização do evento, outra novidade da edição de Presidente Prudente será a Feira Regional de Economia Criativa (Frec), com a participação da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e da Associação das Mulheres Organizadas do Pontal (Amopontal), reunindo expositores, artesãos e pequenos empresários para apresentarem e comercializarem seus produtos.
Os municípios que participarão da Feira de Economia Criativa serão:
Anhumas (SP);
Caiuá (SP);
Estrela do Norte (SP);
Iepê (SP);
Indiana (SP);
Marabá Paulista (SP);
Martinópolis (SP);
Nantes (SP);
Pirapozinho (SP);
Presidente Prudente;
Presidente Venceslau (SP);
Santo Anastácio (SP);
Taciba (SP); e
Tarabai (SP).
O espaço reservado para os municípios que integram essas entidades terá 33 estandes e uma grande vitrine a céu aberto.
Revelando SP
O festival já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas e oferece ao público uma viagem pelas tradições do Estado de São Paulo. Além disso, promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários.
Conforme a organização. tais saberes são passados de geração em geração e representam a riqueza e a diversidade culturais paulistas.
Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o evento oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas, “que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições”.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o Estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.
Música
Dentre as atrações que irão embalar as noites do Revelando SP, a programação conta com shows de Sérgio Reis, da dupla Diego & Victor Hugo, do dueto Moda Rock, do grupo Matuto Moderno e da cantora Carolina Soares.
Na sexta-feira, a abertura do evento conta com a apresentação de Sérgio Reis, às 20h30, que ganhou notoriedade durante a Jovem Guarda, ao emplacar canções autorais como “Coração de Papel”.
Em 1972, o cantor gravou seu primeiro disco de música sertaneja com a canção “Menino da Gaita”. A partir daí surgiram outros sucessos, como “Menino da Porteira”, “Adeus Mariana”, “Disco Voador” e “Panela Velha”, entre outros.
O disco “O Melhor de Sérgio Reis”, lançado em 1981, vendeu mais de um milhão de cópias. Artista brasileiro com mais indicações ao Grammy Latino, Sérgio Reis foi contemplado com o prêmio quatro vezes.
Já o encerramento, no domingo, fica por conta da dupla Diego & Victor Hugo, às 19h, que iniciaram a carreira musical no pagode.
Em 2011, após participarem de um Festival de Música Sertaneja de uma rádio de Uberlândia (MG), a dupla decidiu seguir carreira tocando e cantando nesse estilo.
Os hits dos artistas começaram a ganhar fama na voz de outros cantores, como Cristiano Araújo e Henrique & Juliano. “Largados às Traças”, por exemplo, sucesso da dupla Zé Neto & Cristiano, é uma composição de Victor Hugo.
No começo de 2020, a dupla chegou a emplacar quatro faixas no TOP 200, sendo elas: “Infarto”, “Do Copo Eu Vim”, “A Culpa é do Meu Grau” e “Áudio”.
Programação
Veja abaixo a programação completa do Revelando SP:
Sexta-feira (9):
10h: Trupe Revelando SP (para escolas e entidades sociais)
13h: Trupe Revelando SP (para escolas e entidades sociais)
14h: Projeto Roda de Choro da Escola Municipal de Artes de Presidente Prudente
15h: Projeto Camerata de Cordas Brasileiras de Viola Caipira da Escola Municipal de Artes de Presidente Prudente
16h: Família Cigana Kallons Musical Show
17h: Projeto Aquarela de Presidente Prudente
18h: Projeto Orquestra Sanfônica de Presidente Prudente
19h: Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão
20h: Cerimônia de abertura do evento
20h30: Sérgio Reis
Sábado (10):
11h: Família Cigana Kallons Musical Show
12h: Orquestra de Violeiros de Taboão da Serra (SP)
13h: Moda de Rock
14h20: Folia de Reis Bandeira dos Faceiros de Palmital (SP)
14h50: Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim (SP)
15h30: Grupo Folia de Reis de Torrinha (SP)
16h10: Cururueiros de Araritaguaba de Porto Feliz (SP)
17h: Carolina Soares
18h30: Ciganos Cidadãos do Mundo de Itanhaém (SP)
20h30: Matuto Moderno
Domingo (11):
9h: Oficina Toques de Berimbaus com Dinho Nascimento
11h: Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes (SP)
12h: Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene de São Paulo (SP)
13h: Encontro de Moçambiques
14h: Washi Daiko – Grupo de Taiko da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires (SP)
14h30: Catira Araçatuba (SP)
16h: Caipiras da Cuesta de Pardinho (SP)
17h: Jovens da Cuesta de Pardinho
19h: Diego & Victor Hugo
Serviço
O IBC fica localizado na Rua Orlando Ulian, 153, na Vila Furquim, em Presidente Prudente.