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Lucélia

LUCÉLIA: Emef Prof. Carlos Bueno recebe premiação por projeto escolar

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A Emef Prof. Carlos Bueno, localizada na Vila Rancharia em Lucélia, foi premiada por apresentar o projeto Conhecendo os Povos Indígenas. O projeto foi elaborado pela professora Anne Caroline Lira Ribeiro e desenvolvido com êxito pelos alunos do primeiro ano, que mostraram avanço significativo nas práticas de leitura e escrita.

Este projeto trouxe atividades diversas de leitura e produção escrita, compartilhada e individual de diferentes gêneros textuais, resgatando a história dos povos originários do Brasil.

A justificativa para a realização do projeto foi o desejo de desenvolver boas práticas de leitura e escrita unidas a um tema envolvente, relevante e extremamente necessário, visto que infelizmente a população brasileira sabe pouco ou quase nada sobre sua história e seus povos originários, além de generalizarem e estereotiparem tudo que tem relação com os povos indígenas.

O projeto, caracterizado como boas práticas, foi enriquecido pela capacitação que os professores alfabetizadores da rede municipal receberam durante o ano de 2024 através do Programa Criança Alfabetizada/Alfabetiza Juntos promovidos pelo Ministério da Educação, e ao final do ano de 2024 foi escolhido entre os projetos apresentado pelos 22 municípios da Diretoria de Ensino de Adamantina para representá-la numa premiação a nível estadual.

No dia 7 de março aconteceu, na cidade de Junqueirópolis, uma apresentação em âmbito da Diretoria de Ensino de Adamantina, sendo que na oportunidade, a professora responsável pelo projeto esteve presente para expor seu trabalho e receber a premiação.

Abaixo resultado por categoria de premiação:

Boas práticas na alfabetização do 1º ano – Estratégias e metodologias voltadas para a aquisição do sistema de escrita alfabética e o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita.

1º lugar- DRACENA – Projeto Da página para a tela: uma aventura com os contos acumulativos

2º lugar- OSVALDO CRUZ – Projeto O lúdico na educação alfabetizadora e inclusiva

3º lugar- LUCÉLIA – Projeto Conhecendo os povos indígenas

Competências Socioemocionais na Alfabetização (1º e 2º) – Estratégias que integram habilidades socioemocionais ao processo de ensino da leitura e escrita, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e significativo.

1º lugar- TUPI PAULISTA – Projeto Em sintonia com a leitura: Descobrindo mundos juntos

2º lugar- LUCÉLIA – Projeto Conhecendo os povos indígenas

3º lugar- OSVALDO CRUZ – Projeto O lúdico na educação alfabetizadora e inclusiva

 

 

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